Araras - Cidade do Estado de São Paulo

Araras - Cidade do Estado de São Paulo

Situada a 170km da capital do estado, a cidade de Araras ocupa uma planície levemente montanhosa em sua região nordeste, com altitude, no centro, de 611m. Cortada por seis rios e ribeirões, onde abundavam araras, donde o topônimo, a região foi habitada no passado por índios caiapós, mas o município tem origem na passagem por ali de três tropeiros, por volta de 1836. Um deles, Manuel Miranda Freire, fixou-se numa sesmaria doada pelo governador da província de São Paulo. Mais tarde, com a construção da igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, o povoado começou a desenvolver-se em seu redor. Em 1871 foi elevado à categoria de vila; tornou-se cidade em 1879 para, em 1892, passar a sede de comarca.

Por várias vezes, na década de 1980, a cidade de Araras, no estado de São Paulo, foi declarada, por entidades privadas e oficiais, o município de maior desenvolvimento no país ou município agrícola modelo.

A base econômica do município é a produção de cana-de-açúcar, com destaque ainda para cítricos, algodão, milho e café. Também é desenvolvida a indústria, principalmente de açúcar, álcool, sucos e laticínios.


www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem