Areia Branca - Cidade do Rio Grande do Norte

Areia Branca - Cidade do Rio Grande do Norte

Areia Branca - Cidade do Rio Grande do Norte
Areia Branca
Areia Branca situa-se na foz do rio Moçoró ou Apodi, o maior parque salineiro do país, a 329km de Natal. A região era completamente desabitada até 1823, e suas matas serviram de abrigo aos que procuravam fugir ao recrutamento para a Guerra do Paraguai. O povoamento iniciou-se em 1870, mas a cidade data de 1927.

Juntamente com Macau, o município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, produz cinqüenta por cento do sal extraído no Brasil. As inúmeras salinas e as praias alvíssimas constituem atração turística.

A indústria salineira emprega mais de cinqüenta por cento da população ativa e outros trinta por cento dedicam-se à pesca. A pluviosidade quase nula, a temperatura elevada e os ventos, secos e constantes, favorecem a produção do sal. A costa baixa e a larga embocadura do rio Moçoró facilitam a entrada da água do mar por muitos quilômetros além das áreas de várzeas.

Pelo porto de Areia Branca, um dos mais próximos da Europa no litoral brasileiro, escoa-se a produção de sal, pescado, sementes e óleo de oiticica, gesso e algodão. O município tem ainda plantações de cana-de-açúcar e de mandioca.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem