Alegrete - Cidade do Rio Grande do Sul
Alegrete situa-se na microrregião da Campanha Ocidental, a 490km de
Porto Alegre e 205km de Santana do Livramento, numa altitude de 102m. O
clima é ameno e em geral seco, mesmo no inverno, quando a temperatura
raramente cai abaixo de zero.
Um dos mais prósperos municípios do Rio Grande do Sul, Alegrete nasceu por ocasião das guerras da Cisplatina, quando o governo imperial brasileiro tentou anexar a Banda Oriental (Uruguai).
O ano de 1811 assinalou as origens de Alegrete, pois nesse ano o governador e capitão-general da capitania, D. Diogo de Sousa, que se preparava para invadir a Banda Oriental, acampou à margem do rio Inhanduí. Mas cinco anos depois o aldeamento foi destruído por orientais e em 1817 o novo capitão-general, D. Luís Teles da Silva Caminha e Meneses, quinto marquês de Alegrete, autorizou sua reconstrução em outro local, às margens do Ibirapuitã ("rio da madeira vermelha"). Em 1831 o lugar ganhou categoria de vila, desmembrada de São Borja. Data histórica para Alegrete foi 1o de dezembro de 1842, quando ali se instalou a Assembléia Constituinte dos Farrapos. Em 1857 a vila foi transformada em cidade.
A vida econômica do município baseia-se na criação de gado, na indústria de frigoríficos e na agricultura, sobretudo de arroz. Dentre os eventos de interesse turístico, destacam-se a Campereada Internacional, em março, e a Semana Farroupilha, em setembro.
www.megatimes.com.br