Vargem Alta, Geografia e História de Vargem Alta - ES

Vargem Alta, Geografia e História de Vargem Alta - Espírito Santo

Vargem Alta, Geografia e História de Vargem Alta - Espírito Santo

População: 19.130 habitantes

Área: 413.631 km²

Densidade Demográfica (hab/km²): 46,25

Bioma: Mata Atlântica

Gentílico: vargem altense

Unidades de Saúde: 8 unidades

Escolas Municipais: 22 unidades

Escolas Estaduais: 3 unidades

Escolas Particulares: 1 unidade

Vargem Alta, Geografia e História de Vargem Alta

Distritos:
Sede: Centro, São Francisco, Vargem Grande, Vila Esperança, Morro do Sal, Córrego do Ouro, Guiomar, Richimond, Ipê, Alto Boa Vista, São Carlos.

Jaciguá: Jaciguá, Boa Esperança, São João, Oriente, São José, Paraíso, Ribeirão, Concórdia, Belém, Canudal, Estação de Soturno, Poço Dantas, São Manoel do Frade.

São José de Fruteiras: Ayd (Pombal de Baixo), Piraí, Departamento, Pombal de Cima, São José de Fruteiras, Capivara, Jacutinga, Fruteiras Nova.

Prosperidade: Caeté, Claros Dias, Prosperidade, Córrego Alto, Alto Prosperidade, Pedra Branca, Santo Antônio, Santana, Alto Gironda.

Alto Castelinho: Ardisson, Taquarussú, Vila Maria, Castelinho, Alto Castelinho.

O município de Vargem Alta localiza-se a uma latitude sul de 20°, 40’ e 17" e a uma longitude oeste de Greenwich de 41°, 39’ e 37", possuindo uma área de 413.631 km², equivalente a 0,91% do território estadual. Limita-se ao norte com o município de Domingos Martins; ao sul, com Itapemirim; a leste, com Rio Novo do Sul e Alfredo Chaves e a oeste, com Cachoeiro de Itapemirim e Castelo. Distante de Vitória cerca de 136 quilômetros.

O relevo apresentado varia de fortemente ondulado a montanhoso, possuindo quedas d’água que formam inúmeras cachoeiras e corredeiras. As bacias que compõem a paisagem hidrográfica do município são as dos rios Novo e Itapemirim, cujas áreas são de 184 e 233 km², respectivamente, destacando-se como principais rios o Fruteiras e o Novo.

Com relação à caracterização hídrica, temos um período úmido que permite definir a duração da estação chuvosa de 10 meses, sendo parcialmente secos os meses de agosto e setembro. O índice de umidade no verão é de 1,57% e no inverno de 0,92%. Na parte norte é freqüente a precipitação de granizo no período compreendido de junho a agosto. A temperatura média das máximas do mês mais quente fica em torno de 30,3°C e a mínima do mês mais frio fica próxima a 11,5°C.

História de Vargem Alta

No início da colonização portuguesa instalaram-se fazendas escravocratas na região, mas estas foram desativadas gradativamente concomitantes à imigração italiana no final do século XIX.

A colonização no município se deu com a doação de terras na época do Segundo Império (D. Pedro II). O clima da região fez com que os imigrantes italianos se instalassem no município.

O município de Vargem Alta é cortado longitudinalmente de norte a sul pela Rodovia ES-164 (Rodovia Geraldo Sartório) e pela rodovia ES 375 iniciando no distrito de Prosperidade ligando ao município de Iconha.

A Estrada de Ferro Leopoldina também cruza o território e foi a responsável em grande parte da história do município pelo seu desenvolvimento e também pela formação dos núcleos populacionais surgidos a partir de sua construção.

No município, mais exatamente da localidade de Prosperidade, foi extraído em 1957 o primeiro bloco de mármore no estado do Espírito Santo, inaugurando a fase de exploração e beneficiamento de rochas ornamentais do Estado.

A emancipação se deu em março de 1981 através de plebiscito onde 87 % da população foi favorável a separação do então distrito do município de Cachoeiro de Itapemirim.

Brasão de Vargem Alta
Brasão de Vargem Alta
Formação Administrativa - Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no Município de Cachoeiro de Itapemirim, o Distrito de Vargem Alta.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito permanece no Município de Cachoeiro de Itapemirim.


Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o distrito permanece no Município de Cachoeiro de Itapemirim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1983, (suplemento).

Elevado à categoria de município, com a denominação de Vargem Alta, pela lei estadual nº 4063, de 10-05-1988, desmembrado de Cachoeiro de Itapemirim. Sede no antigo Distrito de Vargem Alta. Constituído de 2 distritos: Vargem Alta e Jaciguá. Desmembrado de Cachoeiro de Itapemirim. Instalado em 01-01-1989.

Bandeira de Vargem Alta
Bandeira de Vargem Alta
Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído de 2 distritos: Vargem Alta e Jaciguá.

Em 27-12-1997 é criado o Distrito de São José de Fruteiras e anexado ao município de Vargem Alta (lei municipal nº 291). Em 13-09-1998 é criado o Distrito de Prosperidade e anexado ao município de Vargem Alta (lei municipal nº 309).

Em 19-10-1998 é criado o Distrito Alto Castelinho e anexado ao município de Vargem Alta (lei municipal nº 312).

Em divisão territorial datada de 15-07-1999, o município é constituído, de 5 distritos: Vargem Alta, Alto Castelinho, Jaciguá, Prosperidade e São José de Fruteiras.
Assim permanecendo em divisão territorial.

Postagem Anterior Próxima Postagem