Agreste no Nordeste Brasileiro

Agreste no Nordeste Brasileiro

Agreste no Nordeste BrasileiroAlém das inúmeras fazendas de gado, o agreste nordestino possui agricultura diversificada, com produção de algodão e gêneros alimentícios, em lavouras em geral consorciadas.

Área do Nordeste do Brasil, situada entre o litoral úmido (zona da mata) e o sertão semi-árido, o agreste ocupa uma longa faixa, que se estende do Rio Grande do Norte aos planaltos da Bahia. A vegetação característica é de composição mista, com espécies da floresta tropical e da caatinga. Ao agreste está geralmente associado o planalto da Borborema, que em seus trechos mais elevados permite maior condensação da umidade. A consequente formação de chuvas de relevo dá origem aos brejos, onde se cultivam frutas e produtos comerciais, como cana-de-açúcar, café e agave.

Devido à existência de muitas fazendas de gado, o agreste assemelha-se ao sertão, com a diferença de admitir culturas variadas. Em virtude das densidades demográficas e da estrutura fundiária, que tende para o minifúndio, o agreste constitui uma área em que a pressão sobre a terra é bastante forte. Tal situação representa um dos problemas mais agudos do Nordeste, e é fator de constantes migrações para o Sudeste.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem