Brasão de Armas do Tocantins

Brasão de Armas do Tocantins

Brasão de Armas do Tocantins

Criado pela lei 092/89, de 17 de novembro de 1989, publicada na primeira Constituição do Estado do Tocantins, o Brasão de Armas do Estado é um escudo elíptico cortado, na metade superior, em chefe de azul, carregado com a metade de um sol de ouro estilizado, do qual se vêem cinco raios maiores e oito menores, limitados na linha divisória. A metade inferior, termo ou campanha, é uma asna de azul, ladeada nos flancos destro e sinistro de branco e no termo de amarelo ouro.

Sob o escudo, listel de azul com a inscrição "Estado do Tocantins" e a data "1º de janeiro de 1989", em letras brancas.

Em timbre, uma estrela de amarelo ouro com bordadura azul, encimada pela divisa em tupi "CO YVY ORE RETAMA", que significa em português ?Esta terra é nossa?, escrita em sobre listel azul.

Significados
O Brasão de Armas, como uma forma superior de Heráldica e por seu caráter simbólico, deve ser a síntese dos ideais mais caros a seu povo; uma reverência ao passado, uma afirmação do presente e uma mensagem de otimismo para as gerações do futuro.

O sol amarelo, do qual se vê apenas a metade despontando no horizonte contra o azul do firmamento, é a imagem idealizada ainda nos primórdios da história do novo Estado, quando sua emancipação mais parecia um sonho distante e inatingível. Simboliza o Estado nascente, uma grandeza que surge e cujo futuro se ergue promissor e fecundo. A asna em azul, cor do elemento água, representa a confluência dos rios Araguaia e Tocantins, fonte perene de riquezas e recursos hidroenergéticos.

Os campos em amarelo e branco, introduzidos em substituição aos metais e prata, não constituem nenhuma violação aos cânones da arte da armaria, uma vez que existem inúmeros precedentes tanto na Heráldica nacional quanto na universal, mas tão somente a repetição das cores, presentes na Bandeira adotada e já consagrada pelo gosto popular. Lembram respectivamente a opulência do rico solo tocantinense e também a paz que aqui reinará.

Em timbre, uma estrela em amarelo, com bordadura azul, representativa da condição do Estado do Tocantins como uma das unidades da Federação Brasileira sob a divisa em tupi "CO YVY ORE RETAMA" ? ?Esta terra é nossa?. Como suporte, a coroa de louros que cingia a fronte dos heróis vitoriosos, em verde, como justa homenagem e reconhecimento ao valor dos tocantinenses cujo esforço e determinação transformaram o sonho tão longínquo na mais viva realidade. 

Postagem Anterior Próxima Postagem