Ciclo da Borracha

Ciclo da Borracha

Ciclo da Borracha

Uma das árvores produtoras de borracha é a seringueira Hevea brasiliensis, da família das Euphorbiáceas, originária da Amazônia. A borracha é uma substância NATURAL ou sintética que se caracteriza por sua elasticidade, repelência à água e resistência elétrica.

Conhecida desde o período colonial, a borracha da seringueira da Amazônia só começou a ser exportada NO séc. XIX, adquirindo importância econômica. Apesar disso, os índios da região amazônica há muito a usavam. Os altos preços da borracha NO mercado mundial, o monopólio brasileiro fez de Manaus e Belém capitais prósperas O ciclo da borracha, com o desbravamento da Amazônia por nordestinos e índios, foi o primeiro grande empreendimento levado a efeito NO Brasil sem o auxílio do braço escravo.

Cartazes estimulavam a ida de famílias que fugiam da seca em busca de riqueza e honra, para a floresta amazônica, na maioria nordestinos. Iam de caminhões, em vagões de trem de carga, na terceira classe de um navio até o Amazonas. A viagem do exército da borracha podia demorar mais de três meses, incluindo aí paradas à espera de transporte.

A propaganda dirigida e veiculada nos meios de comunicação trazia muitas promessas. "Tudo pela Vitória", "Terra da Fortuna", eram AS palavras de ordem. Mas o dinheiro que conseguiam era pouco e só dava para voltar ao Nordeste uma única vez, para rever a família.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada para apurar a situação dos trabalhadores enviados à Amazônia NO período de 1942 a 1945. A CPI da Borracha foi dissolvida sem conclusão. Com o fim da guerra e a fabricação da borracha sintética, a extração descontrolada de látex era dispensável e os aliados não precisavam mais do Brasil, muito menos dos soldados da borracha. 

Decadência da Borracha

Decadência da Borracha
Na segunda metade do século XIX, ingleses levaram sementes selecionadas de seringueiras (Hevea Brasiliensis) para suas colônias do sudeste asiático, onde se desenvolveram rapidamente. Já no início do século XX, começa a chegar no mercado internacional sua primeira produção, causando uma queda dos preços da borracha na Amazônia.

A partir dai a produção asiática entrou em ascensão (aumentou) e a da Amazônia entrou em declínio (diminuiu).

Na Ásia:
- As seringueiras eram próximas uma das outras;
- O terreno era limpo e plano, fácil ao cultivo;
- A plantação era próxima aos postos de vendas;
- Apesar da grande produção, continuou-se a plantação de seringueiras.

Na Amazônia:
- Grande distância de uma seringueira para outra;
- Dificuldade para se locomover na mata;
- Atraso na entrega da produção em virtude da distância do posto de venda;
- Exploração sem replantio de outras mudas;

Diante desta concorrência desigual a borracha do Amazonas não resistiu à competição do produto asiático que, em poucos anos, substituiu quase inteiramente os mercados produtores.

A partir dai o governo brasileiro iniciou a implantação de planos de desenvolvimento da Amazônia com o objetivo de recuperar a decadente produção do látex.

Postagem Anterior Próxima Postagem