Shire | Shire Inda Selassie, Etiópia

Shire | Shire Inda Selassie, Etiópia

Shire | Shire Inda Selassie, Etiópia

Shire (ሽረ), também conhecido como Inda Selassie (ሥላሴ ሥላሴ, Tigrinya "Casa da Trindade"), é uma cidade e woreda separada em Tigray, Etiópia. O centro administrativo da zona Semien Mi'irabawi da região de Tigray, esta cidade tem latitude e longitude de 14 ° 6′N 38 ° 17′E, com uma altitude de 1953 metros acima do nível do mar. Fazia parte do Tahtay Koraro woreda.

História
Existe ma menção de Shire está em uma das três cartas sobreviventes do imperador Dawit I da Etiópia (r. 1382-1412).

Como parte da Segunda Guerra Ítalo-Abissiniana, as unidades italianas do general Pietro Badoglio saíram de Axum em 29 de fevereiro de 1936 para atacar o exército etíope sob Ras Imru Haile Selassie, implantado em torno de Shire em uma ação conhecida como Batalha de Shire. Apesar da resistência etíope determinada, em 3 de março os italianos retomaram seu avanço e logo depois cruzaram o rio Tekezé.

Após a restauração da monarquia em 1941, Shire serviu como capital da sub-região de Shire até a reorganização administrativa da nação após a adoção da Constituição Etíope de 1995.

Shire voltou a ser um campo de batalha durante a Guerra Civil Etíope. O primeiro confronto da Frente de Libertação do Povo do Tigre (TPLF) com as forças do governo ocorreu em 5 de agosto de 1975, depois que Mehari Tekle ("Mussie"), um membro da liderança da TPLF, foi presa em Addi Daero por milicianos do governo e levada para a prisão em Shire . Antes que ele pudesse ser transportado para uma instalação mais segura em Mek'ele ou Adis Abeba, um esquadrão de onze homens irrompeu na prisão, ferindo um policial e espalhando o resto, libertando seu camarada e outros 60 prisioneiros e levando-o para longe em segurança.

Shire | Shire Inda Selassie, Etiópia
Shire | Shire Inda Selassie, Etiópia
Shire | Shire Inda Selassie, Etiópia
Shire | Shire Inda Selassie, Etiópia

Durante a última parte da guerra, após a derrota maciça do exército etíope na Batalha de Afabet, em março de 1988, o TPLF lançou uma série de ofensivas, nas quais destruíram as forças do governo estacionadas em Rama, Adwa, Seleh Leha e Shire. Apenas cerca de 200 soldados da 17ª Divisão do Exército foram capazes de evacuar Shire e voltar a Gondar. Isso levou à criação do Terceiro Exército Revolucionário, composto pelos exércitos 603º, 604º e 605º núcleo. Entre 19 de junho e 3 de julho de 1988, o 604º conseguiu recuperar o controle sobre 12 distritos e entrou em Shire sem resistência significativa das forças da TPLF. No entanto, devido à agitação entre os soldados do governo em Addi Hageray, que permitiu que a TPLF atacasse e ocupasse essa cidade, o 604º não pôde avançar novamente até 28 de dezembro. Isso levou à Segunda Batalha do Condado, que terminou em 19 de fevereiro de 1989 como uma vitória para o TPLF. Embora Shire tivesse sido a sede do Terceiro Exército Revolucionário no início da batalha, no final as unidades restantes estavam recuando em direção a Enda Aba Guna. A terceira edição do guia Lonely Planet da Etiópia observa que "relíquias de guerra" ainda podem ser vistas perto de Shire.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem