Encinasola | Espanha

Encinasola | Espanha


Encinasola tem uma população de quase 1.500 habitantes que pertence à região da Serra de Huelva e está localizada no Parque Natural da Serra de Aracena e Picos de Aroche, sobre o vale de Múrtigas. O município limita a leste com Cumbres de San Bartolomé e a Extremadura de Fregenal de la Sierra, ao norte com a Extremadura também Oliva de la Frontera e Jerez de los Caballeros, ao sul com Aroche e a oeste com Portugal, sendo o Barrancos lusa cidade mais próxima, a apenas 8 km de distância.

O território de Encinasola está localizado em um dos vértices da área conhecida como Dehesa de la Conteienda. O uso econômico dessa área era comum desde a conquista cristã no século XIII, com os conselhos de Encinasola, Aroche e a portuguesa Moura que a mantinham. Esta situação permaneceu assim até o acordo de fronteira que Espanha e Portugal assinaram para esta área no final do século XIX.

Por outro lado, Encinasola fez parte do século XIII, juntamente com Aroche e Fregenal de la Sierra, da primeira faixa defensiva da banda galega, uma zona de proteção do antigo reino de Sevilha que se materializou em um plano de construção de castelo em numerosas cidades da região montanhosa, para se opor às reivindicações territoriais das ordens militares e favorecer o repovoamento desse território. Os restos do castelo medieval de Encinasola, hoje cercado pela aldeia, são testemunhas desses eventos e também dos conflitos de fronteira que tomaram conta dessa área no final do século XV devido a disputas pela sucessão da coroa de Castela.

Com o início da Guerra da Restauração Portuguesa, Encinasola fazia parte da chamada fronteira de Sevilha, da qual fazia parte juntamente com Aroche e Fregenal de la Sierra, a última da Extremadura e da qual as duas primeiras dependiam militarmente. A função defensiva da primeira faixa da antiga banda galega permanece, mas transferida quatro séculos no tempo. O levante português de 1640 produziu um confronto generalizado nesta área, baseado em escaramuças de ambos os lados da fronteira, deixando os confrontos mais difíceis para a fronteira da Extremadura, onde as praças de Badajoz e Elvas eram as principais. Nesta parte, os conflitos entre Encinasola e Moura, além de pequenos enclaves portugueses como Santo Aleixo ou Safara, foram contínuos.

Postagem Anterior Próxima Postagem