Maracaibo | Venezuela
Maracaibo é uma cidade e a sede municipal do município de Maracaibo, no noroeste da Venezuela, na costa oeste do estreito que liga o lago Maracaibo ao Golfo da Venezuela. É a segunda maior cidade da Venezuela, depois da capital nacional, Caracas, e a capital do estado de Zulia. A população da cidade é de aproximadamente 2.750.600, com a área metropolitana estimada em 5.478.450 em 2019. Maracaibo é apelidada de "A Terra Amada do Sol" (em espanhol: "La Terra do Sol Amada").
Maracaibo é considerado o centro econômico da parte ocidental da Venezuela, devido à indústria do petróleo que se desenvolveu nas margens do lago Maracaibo. Às vezes, é conhecida como "A Primeira Cidade da Venezuela", por ser a primeira cidade da Venezuela a adotar vários tipos de serviços públicos, incluindo eletricidade, além de estar localizada ao lado das margens do Lago Maracaibo, onde o nome da Venezuela supostamente se origina.
Os primeiros assentamentos indígenas ao redor da área eram de origem arawak e carib. A data de fundação de Maracaibo é contestada. Houve tentativas fracassadas de fundar a cidade - em 1529, pelo capitão Ambrosio Ehinger, e em 1569, pelo capitão Alonso Pacheco. Fundada em 1574 como Nova Zamora da Laguna de Maracaibo pelo capitão Pedro Maldonado, a cidade se tornou um ponto de transbordo para assentamentos no interior depois que Gibraltar, na beira do lago, foi destruída por piratas em 1669. Não foi até as primeiras décadas do século XVII que a primeira cidade foi colonizada. O petróleo foi descoberto em 1917, levando a um grande aumento da população devido à migração.
Maracaibo é servido pelo Aeroporto Internacional La Chinita. A ponte General Rafael Urdaneta conecta Maracaibo com o resto do país. A igreja católica da Igreja La Chiquinquirá dentro da cidade.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org