Batumi | Cidade da Geórgia

Batumi | Cidade da Geórgia

Batumi | Cidade da Geórgia
Batumi (em georgiano, ბათუმი) é uma cidade e um porto da Geórgia. Localizado na costa leste do Mar Negro, perto da fronteira com a Turquia. Batumi é a segunda cidade mais importante da Geórgia, serve como um importante porto, shopping center, estação ferroviária, spa e base militar

É a capital da Ayaria, uma república autônoma no interior da Geórgia. Em julho de 2007, a sede do Tribunal Constitucional da Geórgia foi transferida para Batumi da capital da Geórgia.

Climaticamente, está localizado na periferia norte da Ásia subtropical, rico em produtos agrícolas, como frutas cítricas e chá.

Batumi | Cidade da Geórgia
Batumi | Cidade da Geórgia

Economia local
Embora as indústrias da cidade incluam construção naval, indústria alimentícia e manufatura leve, grande parte de sua economia gira em torno do turismo, devido à sua localização geográfica, na costa do Mar Negro, ao clima subtropical e sua proximidade com a fronteira de um país não culturalmente russo, como a Turquia. No entanto, essa característica vem do fato de que, durante a era soviética, era um dos destinos favoritos de verão da elite russa.

História pré-russa
Batumi está localizado no lugar da antiga colônia grega de Colólida, chamada Bathus ou Bathys, que deriva da expressão grega bathus limen ou limin bathys, um nome de local que significa 'porto profundo' ou 'porto de águas profundas'.

Batumi, como a Geórgia, tem sido historicamente localizada às margens de grandes impérios (persas, romanos, bizantinos, árabes, mongóis, turcos e russos), intimamente ligada ao reino armênio, e viveu como parte de um estado unificado apenas uma fração de Sua existência como nação.

Um local cristão dentro do Império Bizantino, era guardado pelas forças romano-bizantinas, possuindo formalmente o Reino da Lazica, até ser brevemente ocupado pelos árabes. No século IX, ele fazia parte da monarquia Bagrátida de Tao-Klarjeti e, no final do século X, ingressou no novo Reino da Geórgia. No século XIV, com seu desmembramento, passou para o principado de Guria.

Os turcos otomanos a ocuparam pela primeira vez durante a regência de Kakhaber II Vardanidze de Guria (1469-1483), mas suas forças não foram estabelecidas. Em 1536, os otomanos a conquistaram pela segunda vez. Rustam Gurieli (1534-1564) recuperou-o em 1564, mas os otomanos retornaram pouco depois. Mami III Gurieli (1689-1711) reteve-o novamente em 1609, mas os otomanos o retiveram definitivamente em 1627 e fazia parte do Império Otomano até 1878. Em 1807, tinha dois mil habitantes e era uma vila fortificada, devido à sua posição estratégica na região. rota norte da costa leste do mar Negro. Em 1877, havia cinco mil habitantes e um porto comercial escravo ativo.

Batumi | Cidade da Geórgia
Batumi | Cidade da Geórgia
Batumi | Cidade da Geórgia

Dominação russa e soviética
Em 1878, Batumi foi anexado pelo Império Russo, em conformidade com o Tratado de San Stefano, assinado entre a Rússia e o Império Otomano (ratificado em 23 de março). Em vez disso, de acordo com uma convenção secreta anglo-otomana de Chipre, os britânicos seriam autorizados a ocupar Chipre. De 1878 a 1991, ano da independência da Geórgia, Batumi esteve sob o domínio russo ou soviético.

Posteriormente, a cidade foi declarada porto franco até 1886. Funcionou como centro de um distrito militar especial até ser incorporada ao governo de Kutaisi em 12 de junho de 1883. Finalmente, em 1 de junho de 1903, com o Okrug de Artvin foi estabelecido como a região de Batumi (oblast), sob o controle direto do governo geral da Geórgia.

A expansão de Batumi começou em 1883 com a construção da ferrovia Batumi-Tbilisi-Baku, concluída em 1900 e ligando o mar Cáspio e o mar Negro. Da mesma forma, a conclusão da construção do oleoduto Baku-Batumi significou outro novo impulso ao porto, devido à introdução de hidrocarbonetos nas obras portuárias. A partir de então, Batumi se tornou o principal porto de petróleo russo no Mar Negro. A cidade se desenvolveu extraordinariamente e a população aumentou muito rapidamente: 8671 habitantes em 1882 e 12.000 em 1889.

No final da Primeira Guerra Mundial, com o desmembramento do Império Russo por ocasião da Revolução Russa, Batumi, como parte da primeira República da Geórgia, era independente entre 1918 e 1921. O Exército Vermelho ocupou o país e a cidade caiu. sob o domínio soviético, adquirindo um valor estratégico renovado, tanto por sua localização, pela instalação de uma base militar quanto por seus cais de petróleo.

Através do tratado entre a Rússia e a Turquia em 16 de março de 1921, as províncias de Kars e Ardahan retornaram à nova República da Turquia, mas Batumi permaneceu completamente sob o controle da nova União Soviética. Quando os bolcheviques chegaram ao poder em Moscou, em 16 de junho de 1921, tornou-se a capital da República Socialista Soviética Autônoma Ayaria nos R.S..S. da Geórgia.

Em 9 de abril de 1991, pouco antes do colapso da União Soviética, Batumi - no âmbito da Segunda República da Geórgia - recuperou a independência, como república autônoma de Ayaria, no interior da Geórgia.

Batumi | Cidade da Geórgia
Batumi | Cidade da Geórgia

Cultura
Em "Axal Bulvarshi" (ბათუმი) está a escultura criada pelo artista georgiano Tamar Kvesitadze (თამარ კვესიტაძე). No início, essa escultura foi chamada "Homem e Mulher", mas depois que foi decidida instalá-la em Batumi, a obra de arte adquiriu os nomes de "Ali e Nino" (ალი და ნინო), dois heróis de um livro de Kurban Said. , que conta a história de amor de um jovem azerbaijano que se apaixona por uma princesa da Geórgia, mas que logo depois morre em um ato de defesa por seu país.

Uma versão em pequena escala da escultura de "Ali e Nino" foi exibida em uma exposição em Londres, antes que o artista decidisse construí-la em grande escala para a cidade de Batumi. Demorou 10 meses até a construção ser concluída.

A escultura de aço, com 8 metros de altura e 7 toneladas de peso, representa as silhuetas de um homem e uma mulher na costa do Mar Negro da Geórgia. As figuras interagem em intervalos de 8 a 10 minutos todos os dias, a partir das 19:00, movendo-se uma na outra até se fundirem em uma peça.

A escultura foi apresentada no pavilhão georgiano da edição 52 da Bienal de Veneza em 2007.

Postagem Anterior Próxima Postagem