Florença | Cidade Histórica e Turística Itália
Florença é ma cidade que manteve inalterável o encanto e o esplendor do passado. É assim que Florença é apresentada, a capital da Toscana. Uma cidade encantadora que nunca deixa de surpreender, com suas obras de arte, o mármore colorido das igrejas e as arquiteturas que recordam seu esplendor e o papel desempenhado no desenvolvimento da cultura e da arte renascentistas.
O coração de Florença é a Piazza del Duomo, com o complexo monumental da Basílica de Santa Maria del Fiore - superado pela majestosa cúpula de Brunelleschi -, o Batistério de San Giovanni - magnífico exemplo de romantismo florentino -, o campanário de Giotto - uma obra-prima de Arquitetura gótica florentina.
Atrás do Duomo fica o Museu dell'Opera de Santa Maria del Fiore, onde você pode admirar uma preciosa coleção de obras da Catedral, do Baptistério e da torre do sino.
A Piazza della Signoria é o centro histórico da vida cívica e abriga a Loggia dei Lanzi do século XIV, a Fonte de Neptuno e o Palazzo della Signoria ou o Palazzo Vecchio, um dos monumentos históricos da cidade, em frente ao qual se destacam algumas estátuas famosas, incluindo uma cópia do famoso David de Michelangelo.
Ao lado da praça está a majestosa Galeria Uffizi, que abriga um dos mais importantes museus do mundo, incluindo obras de Botticelli, Michelangelo, Leonardo da Vinci e muitos outros grandes artistas. O corredor Vasari, projetado por Vasari em meados do século XVI, conecta a estrutura com Palazzo Vecchio e Palazzo Pitti.
Entre a Piazza del Duomo e a Piazza della Signoria existem tesouros arquitetônicos como a Igreja de Orsanmichele e o Palazzo del Bargello, do século XIII, agora Museu Nacional, um dos mais importantes do mundo para a escultura do século XV XVI. Não perca a Loggia del Mercato Nuovo, do século XVI, também chamada de Loggia del Porcellino, para a estátua de bronze característica, representando um javali, considerado um encanto de sorte e o magnífico Palazzo Strozzi, do final do século XV ao início do século XVI, com um magnífico pátio interior .
Particularmente sugestivo é o distrito medieval de Santa Croce, dominado pela basílica homônima, famosa pelos afrescos de Giotto e pelos túmulos de muitos ilustres italianos, incluindo Michelangelo, Galileu e Maquiavel. Também merecem uma visita o extraordinário complexo monumental de San Lorenzo e o convento de Santa Maria Novella, com a igreja que preserva afrescos famosos e obras de arte preciosas e o Museu, incluindo o famoso Claustro Verde e o Cappellone degli Spagnoli.
Através da antiga e evocativa Ponte Vecchio, salpicada de lojas de ourives históricas, você alcança o distrito de Oltrarno, onde você encontrará a praça cênica dominada pelo Palazzo Pitti, o imponente e magnífico palácio que era a residência dos Medici e Lorena, com maravilhoso parque, o Boboli Gardens, um esplêndido exemplo de jardim italiano.
Ainda no Oltrarno, a não perder a panorâmica Piazzale Michelangelo, um destino favorito para os turistas para a maravilhosa vista de Florença e as colinas circundantes, e a Igreja de San Miniato al Monte, um dos melhores exemplos de romanês florentino.
www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br