Alto Taquari - Mato Grosso

Alto Taquari - Mato Grosso

Alto Taquari - Mato Grosso
Alto Taquari é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 17°49'34" sul e a uma longitude 53°16'56" oeste, estando a uma altitude de 851 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5.226 habitantes.

Possui uma área de 1.399,22 km².

População: 6.250 hab.
Distância da capital (Cuiabá): 497 km
Gentílico: Taquariense
Clima: Tropical
Bioma: Cerrado

História - O primeiro nome da cidade foi Cabeceira, após alguns anos passou a ser chamada de Taquari em referência à nascente de um rio próximo à sede municipal, o Rio Taquari. O termo Taquari tem origem Tupi, e designa uma espécie de bambu ou taquara. Conta-se que povos indígenas, antigos habitantes da área, usavam a haste de taquara, abundante na região do citado rio, para fabricar cachimbos e flechas.

A posição geográfica de Alto Taquari, lhe permitiu desenvolver ao longo dos anos, vínculos históricos com dois Estados da Federação vizinhos do município: Goiás e Mato Grosso do Sul. O município localiza-se no sudeste mato-grossense, entre duas grandes bacias fluviais - a do Prata e a do Tocantins. A cabeceira do Ribeirão Furnas, tributário do Rio Taquari que contribui para a Bacia do Prata, é o extremo meridional do estado de Mato Grosso. O Rio Taquari é um dos formadores da extensa planície pantaneira, e vai agrega inúmeros afluentes durante seu percurso até desaguar suas águas no Rio Paraguai.

No dia 7 de maio de 1938 foi criado o Distrito policial de Alto Taquari, e em 17 de outubro de 1958, o Distrito de Paz. O município só foi fundado em 13 de maio de 1986 pela Lei 4.993. A população, além de mato-grossenses, possui emigrantes vindos do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

www.megatimes.com
Postagem Anterior Próxima Postagem