Agrimensura, Conceitos e Origens

Agrimensura, Conceitos e Origens

#Agrimensura, Conceitos e Origens
Agrimensura - No Antigo Egito, os transbordamentos periódicos do rio Nilo causavam constantes problemas na delimitação das propriedades agrárias. Para restabelecer os limites, foram inventados procedimentos e aparelhos de medição que vieram a constituir a base da agrimensura moderna.

A agrimensura é a parte da topografia que se dedica a delimitar superfícies, medir áreas e retificar limites. Ao longo da evolução dessa disciplina, os agrimensores utilizaram diversos instrumentos específicos de sua atividade. Entre eles, destacou-se durante séculos o esquadro de agrimensor. Progressivamente, foram aparecendo novos recursos tecnológicos. A corrente do agrimensor, cadeia metálica de elos longos, foi usada na medição de superfícies irregulares. Empregaram-se também a alidade, régua móvel aplicada à determinação de direções visuais, e as bússolas.

Os procedimentos de triangulação, que consistem num conjunto de operações matemáticas destinadas a determinar os pontos de uma superfície em função dos triângulos de que são vértices, ocupam lugar de destaque na agrimensura moderna. Também é fundamental o conjunto de técnicas fotogramétricas, capazes de determinar as dimensões reais de uma superfície com base em fotografias, especialmente aéreas.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem