Wallis e Futuna, Território Insular da França

Wallis e Futuna, Território Insular da França
#Mata-Utu
Mata-Utu, Capital de Wallis e Futuna

Wallis e Futuna, oficialmente o Território das Ilhas Wallis e Futuna (francês: Wallis e Futuna ou Território das Ilhas Wallis e Futuna, Fakauvea e Fakafutuna: Uvea mo Futuna), é um território insular francês polinésio (mas não parte nem mesmo de No sul do Pacífico entre Tuvalu ao noroeste, Rotuma de Fiji ao oeste, a parte principal de Fiji ao sudoeste, Tonga ao sudeste , Samoa ao leste, o estado associado Nova Zelândia de Tokelau ao nordeste e ao norte mais distante as ilhas de Phoenix (Kiribati).

Wallis e Futuna FlagSua área de territorial é de 264 km2 com uma população de aproximadamente 15.000. Mata-Utu é a capital e maior cidade. O território é composto de três principais ilhas tropicais vulcânicas, juntamente com um número de pequenas ilhotas, e é dividido em dois grupos de ilhas que se encontram cerca de 260 km de distância, ou seja, Ilhas Wallis (Uvea) no nordeste, e Ilhas Hoorn (Ilhas Futuna) No sudoeste, incluindo a ilha de Futuna propriamente dita ea ilha deserta de Alofi.

Desde 2003, Wallis e Futuna é uma coletividade ultramarina francesa (COM). Entre 1961 e 2003, tinha o estatuto de território ultramarino francês (TOM).

Wallis e Futuna MapWallis e Futuna está localizado a cerca de dois terços do caminho do Havaí para a Nova Zelândia, (225 milhas a oeste de Samoa e 300 milhas ao nordeste de Fiji).

O território inclui a ilha de Wallis (a mais populosa), a ilha de Futuna, a ilha desabitada de Alofi (a população de Alofi foi devorada pelos canibais de Futuna em uma única invasão no século XIX) e 20 desabitadas Ilhotas, totalizando 274 quilômetros quadrados (106 sq mi) com 129 quilômetros (80 mi) de litoral. O ponto mais alto do território é Mont Singavi (na ilha de Futuna) a 765 metros (2.510 pés).

As ilhas têm uma estação quente, chuvosa de novembro a abril e uma estação fresca, seca de maio a outubro. As chuvas acumulam de 2.500 a 3.000 milímetros (98-118 pol.) Por ano. A umidade média é 80% ea temperatura 26.6 ° C (79.9 ° F).

Apenas cinco por cento da área terrestre das ilhas são terras aráveis; Culturas permanentes cobrem outros 20%. O desmatamento (apenas pequenas porções das florestas originais permanece), em grande parte como resultado do uso continuado da madeira como principal fonte de combustível, é um problema sério; Como consequência do corte das florestas, o terreno montanhoso de Futuna é particularmente propenso à erosão. Não existem assentamentos permanentes no Alofi por causa da falta de recursos naturais de água doce.

Postagem Anterior Próxima Postagem