Ajuricaba, Líder de Nação Indígena
Ajuricaba era um líder da nação indígena que vivia no século XVIII próxima a região que hoje corresponde a cidade de Manaus. Os Manaós tinham se aliado com os neerlandeses da Guiana. Ajuricaba, em um ato considerado como um ostensivo desafio à soberania portuguesa na região, até carregava hasteada em sua canoa uma bandeira neerlandesa.
Bem armados, os Manaós enfrentavam os portugueses, atacando as missões do Rio Negro, sabotando e impedindo a ação das "tropas de resgate" (tropas portuguesas em busca de escravos indígenas) dentro de sua área de influência.
Os portugueses temiam outros povos indígenas da região seguindo o exemplo dos Manaós, assim abrindo o caminho para uma invasão neerlandesa no vale do Rio Negro.
Após negociações de paz, que não duraram, os portugueses começaram uma "guerra justa" contra os Manaós em 1727. Ajuricaba foi preso e enviado a Belém. Durante a viagem, preso em ferros como estava, Ajuricaba atirou-se à água, preferindo suicidar-se.
O suicídio de Ajuricaba foi considerado heroico tanto por seu próprio povo quanto pelos portugueses. Entre suas toadas de 1996, o Boi Garantido de Parintins consagrou uma peça musical chamada "Herói Ajuricaba" ao líder indígena. Ajuricaba é considerado ainda hoje um herói para o povo do Amazonas.