Curiosidades sobre a Amazônia
Maior peixe do mundo, o pirarucu é encontrado no Amazonas e atinge até 2,5 metros de comprimento e 250 quilos.
Maior flor do mundo, a vitória-régia também é da Amazônia e chega a medir 2 metros de diâmetro.
As florestas inundadas ocupam cerca de 8% do bioma amazônico, tendo como principal carac- terística a flutuação cíclica dos rios, que podem atingir até 14 metros, entre as estações seca e enchente, resultando em inundações periódicas de grandes áreas ao longo de suas margens.
Metade das escolas públicas da Amazônia Legal não tem energia elétrica. A informação é do Inpe, que avaliou a situação por município a partir das informações colhidas no Censo Escolar de 2002. no Acre, 62% das escolas não têm luz elétrica. no Pará são 57,1%. O estado em melhor condição é o Amapá onde apenas 25,8% das escolas do ensino básico estão no escuro.
A segunda zona produtora de petróleo do Brasil, em terra, é a da bacia de Coari-Urucu, no Amazonas.
A maior fábrica de alumínio do continente é a Albrás, formada pela Companhia Vale do Rio Doce e um consórcio japonês, a 40 quilômetros de Belém, no Pará, em atividade desde 1985, e que, sozinha, é responsável por 1,5% de todo consumo de energia do Brasil.
Apesar de ter um quinto da água superficial do mundo, a Bacia Amazônica tem a população pior servida em matéria de abastecimento de água e esgoto em todo País.
As isenções concedidas pela Zona Franca de Manaus representam um terço de tudo que o governo federal deixa de arrecadar de impostos com o objetivo de promover o desenvolvimento regional e três vezes mais do que o saldo das exportações das outras regiões da Amazônia.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org