RIO GRANDE DO SUL - ASPECTOS GEOGRÁFICOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

O Estado do Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localizado na Região Sul do país, possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul e a Argentina a oeste. Sua capital é Porto Alegre.

O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil, tem o quarto maior PIB do país - superado apenas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Rio Grande do Sul é o quinto mais populoso e o quinto  com maiorÍndice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

O estado possui papel marcante na história do Brasil, tendo sido palco da Guerra dos Farrapos, a mais longa guerra civil do país. Sua população é em grande parte formada por descendentes de portugueses, alemães, italianos, africanos e indígenas. Em pequena parte por espanhóis, poloneses e franceses, dentre outros imigrantes.

Em certas regiões do estado, como a Serra Gaúcha e a região rural da metade sul, ainda é possível ouvir dialetos da língua italiana (talian) e do alemão (Hunsrückisch, Plattdeutsch).

Esse estado brasileiro originalmente teve sua economia baseada na pecuária bovina que se instalou no Sul do Brasil durante o século XVII com as missões jesuíticas na América, e posteriormente expandiu-se aos setores comercial e industrial, especialmente na metade norte do Estado.

Porto Alegre

Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. É localizada junto ao Guaíba, no extremo sul do Brasil, a 2.027 quilômetros de Brasília.

Porto Alegre

Porto Alegre


A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos portugueses na primeira metade do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos (também recebeu imigrantes árabes e poloneses).

O feriado de Porto Alegre é o dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, festa religiosa mais popular da cidade. É uma das capitais estaduais no Brasil onde o índice de desenvolvimento humano é o mais elevado .

É a maior região metropolitana do sul do Brasil, e a quarta do país, com 4.380.800 habitantes (IBGE/2015). Na capital gaúcha residem atualmente (2015) 1,56 milhão de pessoas, sendo a décima cidade mais populosa do Brasil de acordo com dados do IBGE.

Em 2004, Porto Alegre foi eleita pela consultoria inglesa Jones Lang LaSalle uma das 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo, e a única representante brasileira.. A cidade é também um importante pólo educacional que atrai estudantes de toda a região Sul do Brasil e até de outras regiões, pois conta com ótimas universidades, entre elas a UFRGS que é classificada como uma das melhores do mundo . Em 2001, a cidade foi sede da primeira edição Fórum Social Mundial, evento agora itinerante, que enfoca as questões sociais do mundo atual sob a perspectiva da esquerda política. Foi sede deste evento também em 2002, 2003 e 2005.

Metrô de Porto Alegre - Metropolitano

O Metrô de Porto Alegre é operado em conjunto pelo governo federal, governo do estado do Rio Grande do Sul e pela prefeitura de Porto Alegre através da empresa Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.) e possui 19 estações, totalizando 38,7 km de extensão. Transporta cerca de 203 mil usuários por dia.

Metrô de Porto Alegre - Metropolitano

Metrô de Porto Alegre - Metropolitano

A Linha 1 do metrô construída em Porto Alegre foi iniciada em 1980, ligando o centro da cidade de Porto Alegre às cidades ao norte da área metropolitana, como Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A escolha deste trajeto foi feita para poder desafogar o trânsito da rodovia BR-116, única opção antes da construção desta linha, que já estava com sérios problemas de trânsito na época.

A Linha 1 foi inaugurada em 2 de março de 1985 entre Mercado e Sapucaia. Em dezembro de 1997 foi estendida à Unisinos.

No dia 22 de maio de 2012, a Trensurb iniciou a operação experimental em duas das cinco novas estações da empresa, parte da expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo. Essa primeira etapa da expansão da Trensurb a Novo Hamburgo estende a Linha 1 por mais 4,9 quilômetros, chegando a um total de 38,7 quilômetros. No dia 26 de junho, partiram, em caráter oficial, os primeiros trens entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, pondo em operação a extensão. O trajeto da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso leva 46 minutos e agregou cerca de 6 mil usuários a mais por dia ao sistema metroviário.

Uma extensão de 2,45 km a São Leopoldo-Museu foi adicionada em novembro 2000, após dois meses do serviço experimental.

Caxias do Sul

Caxias do Sul é um município do estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul, no Brasil. A cidade foi erguida onde o Planalto de Vacaria começa a se fragmentar em vários vales, sulcados por pequenos cursos de água, com o resultado de ter uma topografia bastante acidentada na sua parte sul. A área era habitada por índios caigangues desde tempos imemoriais, mas estes foram desalojados violentamente pelos chamados "bugreiros", abrindo espaço, no final do século XIX, para que o governo do Império do Brasil decidisse colonizar a região com uma população europeia. Desta forma, milhares de imigrantes, em sua maioria italianos da região do Vêneto, mas com alguns integrantes de outras origens como alemães, franceses, espanhóis e polacos, cruzaram o mar e subiram a serra gaúcha, desbravando uma área ainda quase inteiramente virgem.

Caxias do Sul

Caxias do Sul

Depois de um início cheio de dificuldades e privações, os imigrantes conseguiram estabelecer uma próspera cidade, com uma economia baseada inicialmente na exploração de produtos agropecuários, com destaque para a uva e o vinho, cujo sucesso se mede na rápida expansão do comércio e da indústria na primeira metade do século XX. Ao mesmo tempo, as raízes rurais e étnicas da comunidade começaram a perder importância relativa no panorama econômico e cultural, à medida que a urbanização avançava, formava-se uma elite urbana ilustrada e a cidade se abria para uma maior integração com o resto do Brasil. Durante o primeiro governo de Getúlio Vargas houve uma séria crise entre os imigrantes e seus primeiros descendentes e o meio brasileiro, quando o nacionalismo foi enfatizado e as manifestações culturais e políticas de raiz étnica estrangeira foram severamente reprimidas. Depois da Segunda Guerra Mundial a situação foi apaziguada, e brasileiros e estrangeiros passaram a trabalhar concordes para o bem comum.

Desde então, a cidade cresceu aceleradamente, multiplicando sua população, atingindo altos índices de desenvolvimento econômico e humano e tornando sua economia uma das mais dinâmicas do Brasil, presente em muitos mercados internacionais. Também sua cultura se internacionalizou, dispondo de várias instituições de ensino superior gabaritadas e apresentando uma significativa vida artística e cultural em suas mais variadas manifestações, ao mesmo tempo em que passava a experimentar problemas típicos de cidades com alta taxa de crescimento, como a poluição, surgimento de favelas e aumento na criminalidade.

Novo Hamburgo

Novo Hamburgo é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Está situado no Vale do Rio dos Sinos, a cerca de quarenta quilômetros da capital do estado. Pertence à Região Metropolitana de Porto Alegre.

O município, banhado pelo rio dos Sinos, compreende uma área de 223 km², contando com uma população de 270.900 habitantes.

Novo Hamburgo

Novo Hamburgo

A temperatura média anual ronda os 19°C. A cidade é conhecida como "Capital Nacional do Calçado". Na década de 1980 recebeu a alcunha de "capital nacional do skate", destacando muitos atletas, pistas e empresas direcionadas ao esporte. Também é a terra do Esporte Clube Novo Hamburgo, um dos mais tradicionais clubes de futebol do interior estado do Rio Grande do Sul, e da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo que se destaca em várias modalidades esportivas, principalmente o vôlei, o punhobol e a patinação artística.

Pelotas

Pelotas é um município brasileiro, o terceiro mais populoso do estado do Rio Grande do Sul. Está localizado na encosta do Sudeste, às margens do Canal São Gonçalo que liga as Lagoas dos Patos e Mirim, as maiores do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, ocupando uma área de 1.609 km² e possuindo uma população de 351.900 habitantes, com cerca de 92% deste total residindo na zona urbana do município. Pelotas está localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado.

Pelotas

Pelotas

Na história econômica do município destaca-se a produção do charque que era enviado para todo o Brasil, e fez a riqueza de Pelotas em tempos passados.

Canoas

Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.

O município possui o segundo maior PIB e a população do estado, além de ser a com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo de ensino com uma universidade (ULBRA) e dois centros universitários (Unilasalle e Uniritter).

Canoas

Canoas

Atinge uma altitude de oito metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos. Por quase vinte anos, o prefeito do município foi Hugo Simões Lagranha. 

O rápido desenvolvimento do município trouxe consequências negativas, como um grande déficit habitacional. Mesmo assim, o município continua crescendo devido ao esgotamento da capacidade habitacional de Porto Alegre e por oferecer alternativa imobiliária mais barata.

Sapiranga

Sapiranga é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre. Conta com 76.900 habitantes, em uma área de 137,50 quilômetros quadrados.

Sapiranga

Sapiranga

Taquara

Taquara é a denominação comum a várias espécies de gramíneas nativas da América do Sul, a maioria com caules ocos e segmentados em gomos, em cujas intersecções se prendem as folhas.

A taquara era conhecida e usada desde tempos imemoriais pelos povos nativos da América do Sul, que lhe davam as mais diversas utilidades, desde o uso de seus colmos ocos como pequenos recipientes, como canudos para diversas finalidades (inclusive na zarabatana, como vigas e travessas leves para a construção de suas habitações, como cercas ou paliçadas leves para a contenção de aves ou outros pequenos animais e principalmente, com suas lascas, para feitio de cestas das mais diversas formas e para as mais diversas utilidades, como alqueires e balaios. É usada para a fabricação de pífanos — instrumento musical do Nordeste brasileiro de origem indígena e europeia, também conhecido como pife.

Viamão

Viamão é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. É o maior município em extensão territorial da mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e da microrregião de Porto Alegre e o 7º mais populoso do estado, com 267.740 habitantes.
Postagem Anterior Próxima Postagem