Distrito Federal
O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil, onde se localiza a capital federal, Brasília, fundada em 21 de abril de 1960. Foi construída em três anos e dez meses, através de um projeto do presidente Juscelino Kubitschek de mudança da capital nacional do município do Rio de Janeiro para o centro do país. Até a criação de Brasília, a capital federal localizava-se na cidade do Rio de Janeiro, antecedida por Salvador.
Durante o Império, o equivalente ao Distrito Federal era o município neutro, onde se situava a corte, no Rio de Janeiro. Depois da Proclamação da República o Rio de Janeiro tornou-se a capital federal, que somente no início da década de 1960 foi transferida para o centro do Brasil, no leste do estado de Goiás. Quando de sua transferência, o território onde se localizava a capital foi provisoriamente o estado da Guanabara (de 1960 a 1975). O Distrito Federal manteve inicialmente sua estrutura político-administrativa, permanecendo até hoje com o prestígio de instituições centenárias e uma capital com menos de meio século.
Com a reordenação republicana do território brasileiro, as províncias passaram a estados e cada um deles passou a ser uma unidade da Federação. Quase todos os estados surgiram das províncias de mesmos nomes, exceto o Distrito Federal e outros estados criados pela divisão territorial, como por exemplo a divisão de Goiás, em que o território norte passou a ser o estado do Tocantins e o sul permaneceu Goiás.
Brasília
Brasília é a capital da República Federativa do Brasil e sua quarta maior cidade. Na última contagem realizada pelo IBGE (2010), sua população foi estimada em 2.655.900 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (36.510,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória (48.855,00 reais). Está situada na Região Centro-Oeste.
Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que também concebeu o Lago Paranoá, o qual armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
Metrô de Brasília - Metropolitano
O Metrô de Brasília é o sistema metroviário operado pela estatal (Metrô-DF - Companhia do Metropolitano do Distrito Federal).
Transporta cerca de 160 mil usuários por dia, que passam entre suas 24 estações e duas linhas (Linha Verde e Linha Laranja).
A malha metroviária brasiliense soma 42,38 km de extensão, e atrás somente do Metrô de São Paulo (74,3 km).
As linhas Verde e Laranja compartilham um trecho inicial de 19,19 km - entre as estações Central (localizada na rodoviária do plano piloto de Brasília) e Águas Claras - e depois se bifurcam, em forma da letra Y. O primeiro ramal de 14,31 km compreende parte de Águas Claras, percorrendo Taguatinga Centro e Taguatinga Norte, e chega até Ceilândia. O segundo eixo, de 8,8 km, passa por Taguatinga Sul e atinge Samambaia.