Ambientalismo na Atualidade | Inteligência Ambiental e Ambientalista

Ambientalismo na Atualidade | Inteligência Ambiental e Ambientalista

Ambientalismo na AtualidadeAmbientalismo na Atualidade

O ambientalismo na atualidade baseia-se na conservação e recuperação do meio ambiente, podendo também ser denominado de conservacionismo. A questão ambiental ganhou notoriedade ma década de 70 em razão dos movimentos políticos. Em 1971, sugiram duas das maiores organizações ambientalistas  internacionais ainda atuantes no mundo: o Greenpeace e o Friends of the Earth,  sendo o primeiro mais conhecido no mundo.

O Greenpeace é uma Organização Não-Governamental (ONG) que objetiva chamar a atenção e mobilizar as pessoas quanto às questões ambientais através de ações inusitadas e extravagantes, desse modo, expõe o poluidor, que via de regra, é uma empresa e que se preocupa com a imagem vendida aos consumidores. A ideologia dessa ONG consiste na desobediência civil e em atos sempre presenciais.


Atualmente, as ONG´s presentes em todo o mundo focam sua luta nos seguintes temas: alterações climáticas da Terra, extinção de espécies, biodiversidade, deterioração da camada de ozônio, chuva ácida, produtos transgênicos e produtos radioativos.

No Brasil, as principais lutas do Greenpeace e de outras ONG´s são: Amazônia – objetivo: buscar maneiras de desenvolver a região usando a floresta de forma sustentável e evitar o desmatamento; os alimentos transgênicos – consideram inaceitável poluir geneticamente o meio ambiente para beneficiar poucas multinacionais; e os poluentes orgânicos resistentes (POP´s) substâncias basicamente orgânicas que contém cloro na composição (organoclorados).

Inteligência AmbientalInteligência Ambiental

O conjunto de tecnologias, ferramentas e conhecimento aplicado à gestão, manutenção e pesquisa de todos os elementos e segmento do meio ambiente natural, incluindo tarefas de monitoramento no meio urbano é chamado de Inteligência Ambiental.

A Inteligência Ambiental é um termo oriundo da sigla em inglês AmI, Ambient Intelligence. Além de um conjunto de ferramentas tecnológicas aplicadas, parte de uma nova visão que o ser humano, como integrante da natureza, deve respeitar a natureza e se estabelecer de maneira equilibrada com os ecossistemas e seus recursos naturais.

O objetivo da Inteligência Ambiental é desenvolver soluções para o bem-estar do cidadão, estabelecer uma nova relação mais amistosa, racional e produtiva entre o indivíduo e o meio ambiente ao seu redor, com produtividade e sustentabilidade. Sendo necessário desenvolver sistemas de gestão, monitoramento e implementação capazes de conciliar a vida cotidiana com a incorporação de equipamentos e sistemas de gestão técnica automatizada.


A Inteligência Ambiental pode estar atribuída aos projetos de cidades inteligentes, por exemplo, referidas em planos de “smart cities”, que oferece às prefeituras e demais instituições públicas a possibilidade de aprimorar os serviços de transporte público, distribuição de água potável, qualidade do fornecimento de energia elétrica e monitoramento via satélite de áreas verdes (mantendo os limites do perímetro urbano e não permitindo o avanço de moradias precárias em regiões de reserva ambiental ou áreas de risco).

O monitoramento eletrônico e virtual é possível a partir da instalação, por exemplo, de “chips” sob o asfalto da faixa seletiva de ônibus, câmeras em ares verdes, consulta via satélite e também o trabalho de campo com o uso de GPS e demais equipamentos de localização. A Inteligência Ambiental, muitas vezes, seja na cidade ou nas áreas verdes, também exige hardwares específicos, como sensores, dispositivos inteligentes, e peças desenvolvidas com nanotecnologia.

Em muitos casos os dados gerados pelos processos de monitoramento permite a publicação de informações publicadas instantaneamente na internet, principalmente, sobre os níveis de água dos reservatórios de uma cidade, bem como o nível de emissão de CO² das fábricas da região.

Ambientalista

Ambientalista

Um ambientalista é alguém que acredita que o Meio Ambiente, por ser a fonte de recursos da humanidade, deveria ter sua exploração de forma mais planejada afim de não esgotar o planeta para as gerações futuras.

Postagem Anterior Próxima Postagem