Parque Nacional das Emas | Goiás
O Parque Nacional das Emas (PNE) possui uma área de 131.800 ha. e está localizado no extremo sudoeste do estado de Goiás, próximo às divisas com o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Representa uma das mais importantes Unidades de Conservação do Cerrado devido à sua extensão e integridade de habitats, riqueza faunística e presença de espécies raras e ameaçadas de extinção, sendo que foi recentemente incluído nas Ações prioritárias para Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Pantanal (MMA, 1999) como área de importância biológica extremamente alta.
Rio Formoso
Os campos arbustivos formam 70% da vegetação do Parque, sendo que 1,2% é formado por matas. A vegetação nativa do entorno foi ocupada por extensas lavouras de grãos (principalmente milho e soja) e pela pecuária extensiva. Possui uma rica biodiversidade e abundância de espécies como a onça-pintada, a onça-parda, o tatu-canastra, o queixada, o lobo-guará, a anta, o veado-campeiro, a jaguatirica, o cachorro-do-mato, a ema, entre outros.
A fragmentação do habitat natural fez com que o Parque e as reservas legais das propriedades adjacentes se tornassem refúgios para a fauna nativa. Os limites do Parque não representam barreiras para os animais, que se deslocam entre o parque e as propriedades rurais.
Por meio da estrada interna do portão do Jacuba, o visitante terá acesso a um dos pontos mais interessantes e mágicos do parque: o Mirante do Avoador.
Situado na área estratégica, Janelas para o Cerrado, chega-se ao Mirante após uma pequena trilha de 50metros. Possui um deck de madeira em formato hexagonal com bancos sugestivos para um delicioso descanso e apreciação dos animais e da paisagem “(...) onde um lindo planalto se decliva e se ondula suavemente, formando belos vales de origem fluvial que se estrutura em todas as épocas do ano (...)” (SILVA, 2005).
O nome do Mirante é dado devido ao córrego do Avoador que percorre por entre a paisagem. Sugere-se ao visitante que leve o binóculo para uma observação mais detalhada e minuciosa, mas que principalmente inclua este atrativo em seu passeio pelo Parque, pois realmente vale a pena.
Fonte: www.klimanaturali.org
Fonte: www.klimanaturali.org