NOVA BRUNSWICK, PROVÍNCIA DO CANADÁ

Província de Nova Brunswick - Canadá

Nova Brunswick, também chamada por vezes em português como Nova Brunsvique ou Novo Brunsvique , é uma das dez províncias do Canadá, parte das Províncias Marítimas e das Províncias do Atlântico. A Nova Brunsvique, é a única província que possui os dois idiomas oficiais do Canadá, o inglês e o francês, como idiomas oficiais, a nível provincial.

A maior parte da Nova Brunwick é coberta por florestas. A silvicultura é uma das principais fontes de renda da província. A Nova Brunsvique é uma das maiores produtoras de madeira do Canadá, bem como a maior produtora de papel de jornal do país. As mais importantes fontes de renda da Nova Brunsvique são a manufatura, o turismo, a silvicultura, a mineração e a pesca.

Nova Brunswick foi originalmente colonizada pelos franceses, tendo feito parte da colônia francesa de Acádia, parte da Nova França. Em 1763, sob os termos do Tratado de Paris, os franceses cederam a região da atual Nova Brunswick para os britânicos. Estes nomearam a região com seu nome atual, em homenagem ao Rei Jorge III do Reino Unido - descendente da família real britânica de Brunsvique-Lüneburg. A Nova Brunsvique fora então relativamente pouco povoada por colonos europeus - primariamente franceses - até o fim da década de 1770. A Revolução Americana de 1776 fez com que cerca de 14 mil habitantes das Treze Colônias, leais à coroa britânica - e por isto, chamados de loyalists (lealistas), migrassem para a região, dando à Nova Brunsvique o cognome de The Loyalist Province (A Província Lealista).
 
Em 1 de julho de 1867, a Nova Brunswick , juntamente com a Nova Escócia e a província de Canadá (atuais províncias de Ontário e Quebeque), tornou-se independente do Reino Unido. Juntamente com a Nova Escócia, Ontário e o Quebeque, a Nova Brunsvique é uma das quatro províncias originais do Canadá.

Luciano Mende