FREDERICO WESTPHALEN - HISTÓRIA E GEOGRAFIA

O município de Frederico Westphalen possui 30.251 habitantes segundo estimativa de 2013 do IBGE. Com um índice de crescimento positivo, a cidade tem atraído centenas de investidores nas mais diversas áreas, permitindo reunir num raio de 80 km, um contingente humano superior a 180 mil habitantes. Esta população é proveniente dos 23 municípios vizinhos que agregam valores e geram recursos através dos setores primário, comercial e de serviços.

A base da economia local está concentrada no setor primário, com mais de 1.670 propriedades rurais distribuídas na produção de hortigranjeiros, bacia leiteira, gado de corte e piscicultura, que agrega valores à renda familiar. O setor industrial destaca-se na produção moveleira, do pólo metalúrgico, dispondo de mais de 160 indústrias de pequeno e médio porte, exigindo assim, maior oferta de mão de obra qualificada.

Frederico Westphalen
 Os dados apontam para 840 estabelecimentos comerciais, desde as pequenas empresas familiares até lojas de redes nacionais, dispondo ainda de rede bancária formada por sete sistemas financeiros. Já na educação, a formação cultural frederiquense tem profundas raízes européias em razão do processo de colonização ter se assentado na figura do imigrante descendente de italianos, alemães e poloneses.

A multiplicidade das escolas e, sobretudo na grandeza e amplitude dos recursos superiores, centralizados em quatro universidades: URI campus FW, com 26 cursos regulares, 12 de pós graduação e 2 de mestrado; UFSM/CESNORS campus FW conta com 6 cursos e 1 mestrado; UNOPAR com 12 cursos e a UERGS, com um curso em andamento. Além das universidades, o município conta ainda com uma Escola Técnica Federal e uma Escola Técnica Estadual.






Fonte: www.fredericowestphalen-rs.com.br 
Fotos: © Luciano Mende  (12/2013)

Luciano Mende