Mapas de Dominica
A Dominica, oficialmente a Commonwealth of Dominica, é um país insular do Caribe. A capital, Roseau, está localizada no lado oeste da ilha. Está geograficamente situado como parte da cadeia das Ilhas Leeward, no arquipélago das Pequenas Antilhas, no mar do Caribe. A ilha está localizada perto de Guadalupe, a noroeste, e da Martinica, ao sul-sudeste. Sua área é de 750 km2 (290 sq mi), e o ponto mais alto é Morne Diablotins, a 1.447 m (4.747 pés) de altitude. A população era de 74.290 no censo de 2020.
A ilha foi colonizada pelos Arawak que chegaram da América do Sul no século V. As ilhas Caribs ou Kalinagos deslocaram violentamente os arawak no século XV. Diz-se que Colombo passou pela ilha no domingo, 3 de novembro de 1493. Mais tarde foi colonizada por europeus, predominantemente pelos franceses entre os anos de 1690 e 1763. Os franceses importaram escravos da África Ocidental para a Dominica para trabalhar nas plantações de café. A Grã-Bretanha tomou posse em 1763 após a Guerra dos Sete Anos, e gradualmente estabeleceu o inglês como idioma oficial. A república da ilha conquistou a independência em 1978.
Seu nome é pronunciado com ênfase na terceira sílaba, relacionada ao nome francês de Dominique. Dominica foi apelidada de "Ilha da Natureza do Caribe" por seu ambiente natural. É a ilha mais jovem das Pequenas Antilhas e, de fato, ainda está sendo formada por atividade geotérmica-vulcânica, como evidenciado pela segunda maior fonte termal do mundo, chamada Boiling Lake. A ilha possui florestas tropicais montanhosas exuberantes e é o lar de muitas plantas, animais e espécies de aves raras. Existem áreas xéricas em algumas regiões costeiras ocidentais, mas chuvas fortes ocorrem no interior. O papagaio sisserou, também conhecido como amazônia imperial e encontrado apenas na Dominica, é o pássaro nacional da ilha e aparece na bandeira nacional, que é uma das únicas duas bandeiras nacionais contendo a cor púrpura (a outra é a Nicarágua).
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com