Madrid | Capital da Espanha
Madrid é a capital e a cidade mais populosa da Espanha. A cidade possui quase 3,3 milhões de habitantes e uma população da área metropolitana de aproximadamente 6,5 milhões. É a segunda maior cidade da União Europeia (UE), superada apenas por Berlim, e sua área metropolitana monocêntrica é a segunda maior da UE, menor apenas que Paris. O município cobre 604,3 km2 (233,3 milhas quadradas). Madri fica no rio Manzanares, no centro do país e da Comunidade de Madri (que compreende a cidade de Madri, sua aglomeração e subúrbios e aldeias ampliados); esta comunidade faz fronteira com as comunidades autônomas de Castela e Leão e Castela-La Mancha. Como capital da Espanha, sede do governo e residência do monarca espanhol, Madri também é o centro político, econômico e cultural do país. O atual prefeito é José Luis Martínez-Almeida, do Partido Popular.
A aglomeração urbana de Madri tem o terceiro maior PIB da União Europeia e sua influência na política, educação, entretenimento, meio ambiente, mídia, moda, ciência, cultura e artes contribuem para seu status de uma das principais cidades globais do mundo . Madrid é o lar de dois clubes de futebol mundialmente famosos, o Real Madrid e o Atlético Madrid. Devido à sua produção econômica, alto padrão de vida e tamanho do mercado, Madri é considerada o principal centro financeiro e o principal centro econômico da Península Ibérica e do sul da Europa. Hospeda a sede da grande maioria das grandes empresas espanholas, como Telefónica, IAG ou Repsol. Madri também é a décima cidade mais habitável do mundo, segundo a revista Monocle, em seu índice de 2017.
Madri abriga a sede da Organização Mundial de Turismo da ONU (OMT), a Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Junta de Supervisão de Interesse Público (PIOB). Também abriga importantes reguladores e promotores internacionais da língua espanhola: o Comitê Permanente da Associação de Academias de Língua Espanhola, sede da Real Academia Espanhola (RAE), o Instituto Cervantes e a Fundação de Espanhol Urgente (Fundéu BBVA). Madri organiza feiras como FITUR, ARCO, SIMO TCI e a Madrid Fashion Week.
Embora Madri possua infraestrutura moderna, preservou a aparência de muitos de seus bairros e ruas históricos. Seus marcos incluem a Plaza Mayor, o Palácio Real de Madri; o Royal Theatre com seu restaurado Opera House de 1850; o Parque Buen Retiro, fundado em 1631; o edifício da Biblioteca Nacional do século XIX (fundado em 1712) contendo alguns dos arquivos históricos da Espanha; muitos museus nacionais, e o Triângulo Dourado da Arte, localizado ao longo do Paseo del Prado e compreendendo três museus de arte: Museu do Prado, Museu Reina Sofia, um museu de arte moderna e Museu Thyssen-Bornemisza, que complementa as propriedades do Museu. outros dois museus. O Palácio e a Fonte de Cibeles se tornaram um dos símbolos da cidade.