Mapas Geográficos da Venezuela

Mapas Geográficos da Venezuela

Venezuela, oficialmente chamada República Bolivariana da Venezuela, é um país tropical na costa norte da América do Sul. Limita com a Colômbia a oeste, a Guiana a leste e o Brasil a sul. Seu litoral do norte de aproximadamente 2.800 quilômetros (1.700 milhas) inclui numerosas ilhas no mar do Caribe, e no nordeste limita com o Oceano Atlântico. Ilhas do Caribe, como Trinidad e Tobago, Granada, Curaçao, Bonaire, Aruba e Antilhas Holandesas situam-se perto da costa venezuelana. O território venezuelano cobre cerca de 916.445 quilômetros quadrados (353,841 sq mi) com uma população estimada de 31.100.000. A Venezuela é considerada um estado com uma biodiversidade extremamente alta, com habitats que vão desde a Cordilheira dos Andes, no oeste, até a floresta amazônica no sul, através das extensas planícies llanos e da costa caribenha no centro e do Delta do Rio Orinoco, no leste.

A Venezuela foi colonizada pela Espanha em 1522, superando a resistência dos povos indígenas. Tornou-se a primeira colônia espanhola americana a declarar a independência (em 1811), mas não estabeleceu a independência de forma segura até 1821 (inicialmente como um departamento da República Federal da Gran Colômbia, ganhando a independência total em 1830). Durante o século 19 a Venezuela sofreu turbulência política e ditadura, e foi dominada por caudillos regionais (militares fortes) no século XX. O país viu pela primeira vez o regime democrático de 1945 a 1948 e, após um período de ditadura, manteve-se democrático desde 1958, período durante o qual a maioria dos países da América Latina sofreu uma ou mais ditaduras militares. A crise econômica das décadas de 1980 e 1990 levou a uma crise política que causou centenas de mortos nos distúrbios de Caracazo em 1989, duas tentativas de golpe em 1992 e o impeachment do presidente Carlos Andrés Pérez por desvio de fundos em 1993. Um colapso na confiança no Os partidos existentes viram a eleição de 1998 do ex-oficial de carreira Hugo Chávez e o lançamento de uma "Revolução Bolivariana", começando com uma Assembleia Constituinte de 1999 para escrever uma nova Constituição da Venezuela.

A Venezuela é uma república presidencial federal que consiste em 23 estados, o distrito principal (que cobre Caracas), e as dependências federais (que cobrem as ilhas offshore de Venezuela). A Venezuela está entre os países mais urbanizados da América Latina; A grande maioria dos venezuelanos vive nas cidades do norte, especialmente na capital, Caracas, que é também a maior cidade. A Venezuela é membro fundador das Nações Unidas (1945), da Organização dos Estados Americanos (1948), da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) (1960), do Grupo dos 15 (1989), da Organização Mundial do Comércio (1995) ), A Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA) (2004) e a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) (2008). Desde a descoberta do petróleo no início do século 20, a Venezuela tem sido um dos maiores exportadores mundiais de petróleo. Anteriormente um exportador subdesenvolvido de commodities agrícolas como café e cacau, o petróleo rapidamente passou a dominar as exportações e as receitas do governo. O excesso de petróleo dos anos 80 levou a uma crise da dívida externa e a uma crise econômica de longa duração, que registou um pico de 100% em 1996 e uma taxa de pobreza de 66% em 1995 (em 1998) o PIB per capita caiu para o mesmo nível 1963, abaixo de um terço de seu pico de 1978. A recuperação dos preços do petróleo depois de 2001 impulsionou a economia venezuelana e facilitou os gastos sociais, embora as consequências da crise financeira global de 2008 tivessem sofrido uma nova recessão econômica.

Mapas Geográficos da Venezuela
Mapas Geográficos da Venezuela

Mapas Geográficos da VenezuelaMapas Geográficos da Venezuela
Mapas Geográficos da Venezuela
Mapas Geográficos da Venezuela
Mapas Geográficos da VenezuelaMapas Geográficos da Venezuela
Mapas Geográficos da Venezuela

Postagem Anterior Próxima Postagem