Divisor de Águas | Hidrologia

Divisor de Águas | Hidrologia

Divisor de Águas | Hidrologia

O mesmo que divisor de água. Cumeeiras dos morros e serras, onde duas vertentes se encontram e a partir das quais o fluxo das águas superficiais se dá em sentidos opostos.

O conjunto dos divisores de águas de uma área individualiza uma bacia hidrográfica.

De uma forma geral os divisores de águas superficiais também o são para as águas subterrâneas livres, isto é para os aquíferos freáticos, mas raramente o são para os aquíferos confinados ou semi-confinados.

No entanto,mesmo para aquíferos freáticos podem existir certas situações geológico-estrutural, que acabam permitindo que uma água subterrânea livre possa fluir sob um divisor de águas e alcançar a bacia hidrográfica adjacente. Esta possibilidade é colocada em casos de camadas inclinadas ou por fraturas profundas, dependendo de sua geometria.

Divisor de Águas | Hidrologia
Divisores de águas em mapa topográfico

Para se encontrar os divisores de águas em um mapa topográfico deve-se procurar os locais onde duas curvas de nível, de altitude elevada, tenham o mesmo valor e são adjacentes, correndo paralelamente e formando a cumeeira. A linha divisora de águas será, de uma maneira geral, traçada ente as duas curvas encontradas. Deve-se ter em mente que como o divisor de águas é quase sempre uma linha inclinada, seu traçado interceptará diversas linhas que satisfaçam o critério acima.

Se as curvas tiverem valores baixos em relação à topografia da área, elas estarão delimitando talvegues e são úteis para se traçar a rede de drenagem da área.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem