Território de Yukon | Canadá

Território de Yukon | Canadá

Território de Yukon | Canadá

Território de Yukon | Canadá
A cidade de Dawson e o rio Yukon
Yukon (até 2003 Yukon Territory ) é um  território do Canadá. Yukon é o menor dentre os três territórios existentes no Canadá, está localizado no extremo noroeste do país e possui uma área de 482.443 km ². Seu nome se deve ao maior rio do território, o Rio Yukon e significa "Grande Rio". Ao oeste o território é limitado pelo Alasca (Estados Unidos ), a leste pelos Territórios do Noroeste e ao sul pela província da Columbia Britânica . Cerca de três quartos dos 34 157 habitantes (Junho 2009) vive no extremo sul, na capital Whitehorse.

Em Yukon se localiza o Monte Logan, com 5959 metros de altura, no Parque e Reserva Nacional Kluane, sendo ele a maior montanha do Canadá e segunda maior montanha da América do Norte (depois do Monte McKinley no estado americano do Alasca). O clima do território é ártico e subártico, resultanto em longos e frios invernos, curtos verões e pequenas precipitações.

Território de Yukon | Canadá
O Yukon é um território federal do Canadá, constituído em 1898. Dawson City foi sua capital de 1898 a 1952, quando foi transferida para Whitehorse.

Tem cerca de 32.600 habitantes e uma superfície de 483.450 km².

Faz fronteira a oeste com o estado norte-americano do Alasca, e limita-se a leste com os Territórios do Noroeste e a sul com a Colúmbia Britânica.

O clima é ártico, e a temperatura mais baixa foi registrada em 1947, com a marca de -62,8 graus Celsius. No verão a temperatura média é de 14 graus Celsius.

A economia baseia-se na mineração de chumbo, zinco, prata e tungstênio, com a ocorrência também de minas de cobre, ouro, urânio, carvão, além da exploração de gás e petróleo. Recentemente, o turismo passou a ter crescente importância na economia do território.

www.megatimes.com.br

LUCIANO MENDE Farias