Sahel | África

Sahel | África

Sahel | África

O Sahel é a zona de transição ecoclimática e biogeográfica na África, entre o Saara ao norte e a Savana do Sudão ao sul. Com um clima semi-árido, se estende pelas latitudes centro-sul do norte da África, entre o Oceano Atlântico e o Mar Vermelho. O nome deriva da palavra árabe sāḥil, que significa "costa" ou "costa" em sentido figurado (em referência ao extremo sul do vasto Saara), enquanto o nome em suaíli significa "litoral [morador ] "em um sentido literal. No entanto, esse uso figurativo não é atestado em árabe clássico. A palavra pode ter sido derivada da palavra árabe sahl (سهل, "simples").

A parte Sahel da África inclui do oeste ao leste do norte do Senegal, sul da Mauritânia, Mali central, norte de Burkina Faso, extremo sul da Argélia, Níger, extremo norte da Nigéria, partes dos Camarões e República Centro-Africana, Chade central, Sudão central e sul, extremo norte do Sudão do Sul, Eritreia e extremo norte da Etiópia.

Historicamente, a parte ocidental do Sahel era conhecida como região do Sudão. Este cinturão estava localizado aproximadamente entre o Saara e as áreas costeiras da África Ocidental.

O Sahel se estende por 5.400 km (3.360 milhas) do Oceano Atlântico, a oeste, até o Mar Vermelho, a leste, em uma faixa que varia de várias centenas a mil quilômetros (c. 600 milhas) de largura, cobrindo uma área de 3.053.200 quilômetros quadrados (1.178.850 milhas quadradas). É uma ecorregião de transição de pastagens semi-áridas, savanas, estepes e matagais situados entre a Savana do Sudão, ao sul, e o Saara, ao norte.

A topografia do Sahel é principalmente plana; a maior parte da região fica entre 200 e 400 metros (660 e 1.310 pés) de altitude. Vários planaltos e cadeias de montanhas isoladas surgem do Sahel, mas são designados como ecorregiões separadas porque sua flora e fauna são distintas das planícies circundantes. A precipitação anual varia de cerca de 100–200 mm (4–8 pol) no norte do Sahel a cerca de 600–1.000 mm (24–39 pol) no sul.

Tempestade de Areia no Sahel

Fauna e Flora
O Sahel é coberto principalmente de pastagens e savanas, com áreas de bosques e matagais. A cobertura de grama é bastante contínua em toda a região, dominada por espécies de grama anuais como Cenchrus biflorus, Schoenefeldia gracilis e Aristida stipoides. As espécies de acácia são as árvores dominantes, sendo a Acacia tortilis a mais comum, juntamente com a Acacia senegal e a Acacia laeta. Outras espécies de árvores incluem Commiphora africana, Balanites aegyptiaca, Faidherbia albida e Boscia senegalensis. Na parte norte do Sahel, áreas de arbustos do deserto, incluindo Panicum turgidum e Aristida sieberana, alternam com áreas de pastagens e savanas. Durante a longa estação seca, muitas árvores perdem suas folhas e as gramíneas predominantemente anuais morrem.

Sahel

O Sahel era o lar de grandes populações de mamíferos em pastoreio, incluindo o órix com cimitarra (Oryx dammah), gazela dama (Gazella dama), gazela Dorcas (Gazella dorcas), gazela de frente vermelha (Gazella rufifrons), o búfalo pré-histórico gigante (Pelorovis) e Bubal hartebeest (Alcelaphus busephalus buselaphus), juntamente com grandes predadores como o cão selvagem africano (Lycaon pictus), a chita do noroeste da África (Acinonyx jubatus hecki), a chita do nordeste da África (Acinonyx jubatus soemmeringii), o leão (Panthera leo). As espécies maiores foram grandemente reduzidas em número pela caça excessiva e competição com o gado, e várias espécies são vulneráveis ​​(gazela Dorcas, chita, leão e gazela de frente vermelha), ameaçadas (gazela Dama e cachorro selvagem africano) ou extintas ( o órix com chifres da cimitarra provavelmente está extinto na natureza, e tanto o Pelorovis quanto o hartebeest de Bubal estão agora extintos).

Oryx dammah

As zonas úmidas sazonais do Sahel são importantes para as aves migratórias que se deslocam dentro da África e nas rotas da África-Eurásia.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem