Apuí | Cidade do Estado do Amazonas

Apuí | Cidade do Estado do Amazonas

Apuí | Cidade do Estado do Amazonas

História de Apuí
À medida que avançava o povoamento do Vale do Rio Madeira, iam surgindo polos de desenvolvimento representados pelas atuais cidades de Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá. Em 1955, desmembrando-se de Borba, surgia o município autônomo de Novo Aripuanã.

Uma região para qual vieram nos últimos tempos muitos colonos do sul do país. Em 30.12.1987, pela Lei no. 826 a área do Município de Novo Aripuanã foi emancipada, passando a constituir o novo Município de Apuí. Em 03 de novembro de 1989, foi eleito pelo voto direto, o primeiro Prefeito de Apuí, como também a primeira Câmara Municipal, composta por nove vereadores.

Apuí | Cidade do Estado do Amazonas

Aspectos Físicos e Geográficos de Apuí
Anori é situado na mesorregião do Madeira, sua distância da capital Manaus é de 445 Km em linha reta. Tem área territorial de  54.251 Km2. O clima é tropical chuvoso e úmido. Limita-se com os municípios de Borba, Novo Aripuanã, Maués, Manicoré e com o Estado de Mato Grosso.

Sua economia é baseada na agricultura. A produção agropecuária tem como destaque o cultivo de arroz, milho, café, feijão e mandioca. Já em menor escala encontram-se plantações de guaraná, cacau, banana, citros e cupuaçu. O rebanho bovino tem aproximadamente 21.000 cabeças, em menor escala são os rebanhos de suínos, caprinos e ovinos.

Eventos Culturais de Apuí
Festejos de São Sebastião, em 20 de janeiro;

Festa do Peão Boiadeiro, que acontece durante o mês de junho.

Postagem Anterior Próxima Postagem