Cidade de Guatemala | Capital da Guatemala
A Cidade da Guatemala (em espanhol: Ciudad de Guatemala), mais conhecida como Guatemala ou Guate, é a capital e maior cidade da República da Guatemala e a mais populosa da América Central. A cidade está localizada na parte centro-sul do país, situada em um vale da montanha chamado Valle de la Ermita (Inglês: Hermitage Valley). Em 2018, tinha uma população de 2.210.500. A Cidade da Guatemala é também a capital do município local da Guatemala e do Departamento da Guatemala.
A atual da Cidade da Guatemala começou com os maias que construíram uma cidade em Kaminaljuyu. Os colonos espanhóis estabeleceram uma pequena cidade, que se tornou uma cidade capital em 1775. Neste período, a Praça Central com a Catedral e o Palácio Real foram construídos. Após a independência da América Central da Espanha, a cidade se tornou a capital das Províncias Unidas da América Central em 1821.
O século XIX viu a construção do monumental Teatro Carrera, na década de 1850, e do Palácio Presidencial, na década de 1890. Nessa época, a cidade estava se expandindo em torno do bulevar 30 de junho e de outros lugares, deslocando assentamentos nativos do local antigo. Terremotos em 1917-1918 destruíram muitas estruturas históricas. Sob o comando de Jorge Ubico, na década de 1930, um hipódromo e muitos novos edifícios públicos foram construídos, embora os bairros periféricos pobres que se formaram após os terremotos de 1917-1918 continuassem sem instalações básicas.
Durante a Guerra Civil Guatemalteca, os ataques terroristas que começaram com a incineração da embaixada espanhola em 1980 levaram à destruição e à perda de vidas na cidade. Em maio de 2010, dois desastres ocorreram: a erupção do vulcão Pacaya e, dois dias depois, a tempestade tropical Agatha.
A Cidade da Guatemala serve como centro econômico, governamental e cultural da nação. A cidade também funciona como o principal centro de transporte da Guatemala, hospedando um aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional La Aurora, e servindo como ponto de partida ou fim da maioria das principais rodovias da Guatemala. A cidade, com sua economia robusta, atrai centenas de milhares de migrantes rurais do interior do interior da Guatemala e serve como o principal ponto de entrada para a maioria dos imigrantes estrangeiros que buscam se estabelecer na Guatemala.
Além de uma grande variedade de restaurantes, hotéis, lojas e um moderno sistema de transporte de BRT (Transmetro), a cidade abriga muitas galerias de arte, teatros, instalações esportivas e museus (incluindo algumas coleções de arte pré-colombiana) e fornece um número crescente de ofertas culturais. A Cidade da Guatemala não só possui uma história e cultura únicas na região da América Central, como também fornece todas as comodidades modernas de uma cidade de classe mundial, desde um cinema IMAX ao festival Ícaro (Festival Ícaro), onde filmes independentes produzidos na Guatemala e a América Central são debutadas.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org