Salento | Cidade Turística da Colombia
Salento é uma cidade e município no nordeste do departamento de Quindío, Colômbia. O município ocupa uma área de 377,67 km2. Foi o primeiro assentamento em Quindío da era moderna e o primeiro município fundado no departamento. A cidade de Salento está localizada 24 km a nordeste da capital departamental da Armênia. Em 2005, o município de Salento tinha uma população estimada em 7247, das quais 3597 viviam na principal zona urbana.
A rota principal de Popayán e Cali para Bogotá costumava passar por Salento (veja abaixo), mas quando a rota era desviada, a cidade ficou isolada e não se desenvolveu tão rapidamente quanto o resto da região. Por esse motivo, ele manteve mais de sua arquitetura colonial tradicional do que quase qualquer outra cidade do eje cafetero, além de um estilo de vida tranquilo e descontraído, e como resultado, a cidade e o vale Cocora estão nas proximidades dos destinos turísticos mais populares de Colômbia.
O município de Salento está localizado no canto nordeste do departamento de Quindío. Faz fronteira com os municípios de Filandia e Circasia ao oeste, Armênia e Calarcá ao sudoeste, o departamento de Tolima ao leste e o departamento de Risaralda ao norte. Sua geografia é variada, subindo de cerca de 1300 m nos vales férteis do oeste do município até o cume permanentemente coberto de neve do Nevado del Quindío, que a 4750 m é o ponto mais alto do departamento de Quindío.
A própria cidade de Salento fica em um planalto acima do vale do rio Quindío. A seção do vale do rio de Salento até a cabeceira do rio é conhecida como vale de Cocora. A cidade está localizada a uma altitude média de 1895 metros acima do nível do mar, com quedas acentuadas no fundo do vale nos perímetros norte e oeste.
Devido à sua altitude e proximidade às altas montanhas da Cordilheira Central, o clima de Salento é temperado. A temperatura média anual da cidade é de 15 ° C.
História
Na era colonial, a rota principal de Popayán para Bogotá viajava sobre o Passo Quindío (também conhecido como "La Línea"), passando pelo local moderno de Salento. Em 1830, Simón Bolívar percorreu a rota e ordenou que ela fosse melhorada devido às suas más condições e importância estratégica. No entanto, a cidade não foi estabelecida até 5 de janeiro de 1842, após a Guerra de los Supremos. Prisioneiros políticos daquela guerra foram enviados de Panamá, Antioquia e Cauca para melhorar e manter a estrada. Depois de concluírem suas sentenças, receberam um lote de terra na região.
O local da colônia penal era conhecido como Barcinales, localizado onde Salento está hoje. No entanto, o assentamento principal ficava no vale de Boquía, onde o córrego Boquía se junta ao rio Quindío. As famílias dos prisioneiros chegaram e construíram suas casas em Boquía e estabeleceram fazendas rio acima no vale Cocora.
Por volta de 1854, uma inundação do rio Quindío destruiu o assentamento de Boquía, e os sobreviventes reconstruíram suas casas em Barcinales. Eles mantiveram o nome Boquía para o novo assentamento, mudando o nome do assentamento original para Pueblo Viejo.
Em 1864, um censo da nova Boquía mostrou que tinha 581 habitantes. A repartição ocupacional foi composta por 148 agricultores, 2 carpinteiros, 1 ferreiro, 11 médicos, 1 advogado, 2 alfaiates, 4 trabalhadores, 11 comerciantes e 11 relojoeiros.
Em 1865, Boquía foi oficialmente declarada município e seu nome foi alterado novamente para Villa de Nueva Salento, e o nome de Boquía reverteu para o assentamento original no vale. O novo nome do município foi dado em homenagem a Salento, uma região no sul da Itália.
Atrações turísticas
A cidade é uma das principais atrações turísticas da Colômbia, devido à sua natureza pacífica (embora se encha de turistas nos fins de semana e feriados), paisagens impressionantes, fácil acesso ao vale de Cocora e retenção de grande parte de suas paisagens originais. arquitetura bahareque típica da região de eje cafetero. Esse estilo de arquitetura é especialmente notável na Carrera 6, também conhecida como Calle Real (em inglês: Royal Road), a estrada que leva a nordeste da praça da cidade até um mirador (mirante), o Alto de la Cruz. A estrada é a principal via de Salento e contém muitas lojas, vendendo principalmente artesanato local.
O Alto de la Cruz é alcançado a partir do final da Calle Real através de 250 degraus marcados com as quatorze estações da cruz espaçadas em intervalos ao longo do caminho. Uma rota alternativa menos direta ao mirador por estrada evita os degraus. Do mirador, existem amplas vistas sobre o vale de Cocora e muitas das montanhas do Parque Natural Nacional Los Nevados.
Os restaurantes, principalmente os da praça da cidade, são especializados em trutas de água doce (cultivadas localmente mais acima no vale Cocora), cozidas em uma variedade de molhos e servidas em um grande patacon, um pedaço de banana verde.
Salento é o ponto de partida para excursões ao vale Cocora e caminhadas no Parque Natural Nacional Los Nevados.
www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
www.megatimes.com.br