Tornados | Características dos Tornados

Tornados | Características dos Tornados

Tornados | Características dos Tornados

Um tornado é uma coluna de ar de rotação rápida que está em contato com a superfície da Terra e com uma nuvem cumulonimbus ou, em casos raros, com a base de uma nuvem cumulus. A tempestade de vento é freqüentemente chamada de twister, turbilhão ou ciclone, embora a palavra ciclone seja usada em meteorologia para nomear um sistema climático com uma área de baixa pressão no centro ao redor da qual, de um observador olhando para a superfície da terra , os ventos sopram no sentido anti-horário no hemisfério norte e no sentido horário no sul. Os furacões têm várias formas e tamanhos, e geralmente são visíveis na forma de um funil de condensação originário da base de uma nuvem cumulonimbus, com uma nuvem de detritos e poeira em rotação. A maioria dos tornados tem velocidades de vento inferiores a 180 quilômetros por hora (180 km / h), têm cerca de 250 pés (80 m) de diâmetro e viajam alguns quilômetros (vários quilômetros) antes de se dissiparem. Os tornados mais extremos podem atingir velocidades de vento de mais de 480 quilômetros por hora (480 km / h), têm mais de 3 km de diâmetro e permanecer no solo por dezenas de quilômetros (mais de 100 km).

Tornados | Características dos Tornados

Vários tipos de tornados incluem o tornado múltiplo do vórtice, a trepadeira e a tromba d'água. As trombas d'água são caracterizadas por uma corrente de vento em forma de funil em espiral, conectando-se a uma grande nuvem cumulus ou cumulonimbus. Eles geralmente são classificados como tornados não supercelulares que se desenvolvem sobre corpos de água, mas há divergências quanto à sua classificação como verdadeiros tornados. Essas colunas de ar em espiral freqüentemente se desenvolvem em áreas tropicais próximas ao equador e são menos comuns em altas latitudes. Outros fenômenos semelhantes a tornados que existem na natureza incluem o gustnado, o diabo da poeira, o turbilhão de fogo e o diabo do vapor.
Tornados | Características dos Tornados
Tornados | Características dos Tornados
Tornados | Características dos Tornados
Tornados | Características dos Tornados

Os tornados ocorrem com mais frequência na América do Norte, particularmente nas regiões central e sudeste dos Estados Unidos, conhecidas coloquialmente como beco de tornados, bem como no sul da África, noroeste e sudeste da Europa, oeste e sudeste da Austrália, Nova Zelândia, Bangladesh e Índia adjacente, e sudeste da América do Sul. Tornados podem ser detectados antes ou à medida que ocorrem através do uso do radar Doppler de pulso, reconhecendo padrões nos dados de velocidade e refletividade, como ecos em gancho ou bolas de entulho, bem como através dos esforços dos observadores de tempestades.

Postagem Anterior Próxima Postagem