Tipologias de Clima do Brasil

Tipologias de Clima do Brasil

Tipologias de Clima do Brasil

Sobre os climas do Brasil, cerca de 90% do país se localiza entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, por isso é chamado “país tropical”. Na região Centro Oeste está a maior incidência de raios do país.

Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2500 mm anuais

Clima Tropical: temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado. Entre os climas do Brasil, o tropical é marcante nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Ele proporciona somente duas estações: inverno quente e seco, e verão chuvoso e quente.

Clima Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. O clima semiárido atinge parte do Nordeste, Sertão e norte de Minas Gerais. As temperaturas são elevadas e a umidade do ar extremante baixa.

As massas de ar que transitam nessas zonas são equatorial continental, tropical atlântica, equatorial atlântica e polar atlântica. No entanto, perdem a umidade durante o trajeto e chegam secas. As chuvas, que são irregulares, não passam de 800 milímetros ao ano.

Clima Tropical Atlântico (tropical úmido): presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas. O clima tropical litorâneo ou clima litorâneo úmido pertence as áreas litorâneas do país, começando pelo Nordeste até o Sudeste (Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro).

A interferência da massa de ar tropical atlântica e das serras desenvolvem um clima quente e chuvoso. No litoral do Nordeste as chuvas são intensas no outono e inverno. Já no Sudeste, no período do verão.

Clima Tropical de Altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperaturas médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pelo Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.

Dentro dos climas do Brasil, o tropical de altitude é predominante em áreas serranas, especialmente na região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais). A altitude contribui com o surgimento de pradarias, floretas temperadas e florestas coníferas. Algumas delas perdem as folhas nos períodos de frio e falta de chuva.

Clima Subtropical: Dentro dos climas do Brasil, o subtropical é a transição do tropical para o temperado – típico dos trópicos e polos. Possui altos índices pluviométricos, pois sofre influências da massa polar atlântica. Essas chuvas são recorrentes durante todo o ano.  A região Sul é a mais atingida por esse clima, que apresenta duas estações definidas: verão quente e inverno de baixas temperaturas (com histórico de geadas e neve).

Postagem Anterior Próxima Postagem