Bacias Sedimentares
As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral).
Grande parte das jazidas de carvão mineral e petróleo, presentes em bacias sedimentares, se formaram nas eras geológicas Mesozoica e Paleozoica.
Cerca de 70% da área das bacias sedimentares brasileiras estão localizadas no interior do país. Já as que se localizam na região costeira totalizam cerca de 30%.
Bacias sedimentares e petróleo
Grande parte das jazidas de petróleo do mundo está em bacias sedimentares, pois ao longo de milhões de anos o material orgânico soterrado foi entrando em processo de decomposição, em função da ação de bactérias e da baixa quantidade de oxigênio, dando origem ao petróleo e ao gás natural.
Bacias sedimentares e carvão mineral
Em alguns casos, ocorreu o soterramento de florestas e matas. Nestas bacias sedimentares estes vegetais entraram, com o passar de milhares de anos, em processo de sedimentação, formando rochas sedimentares de origem fóssil (carvão mineral).
Principais bacias sedimentares brasileiras
01 - Bacia Sedimentar da Amazônia – localizada na Floresta Amazônica.
02 - Bacia Sedimentar Potiguar – localizada entre o oeste do Ceará e costa do Rio Grande do Norte.
03 - Bacia Sedimentar do Paraná – é uma extensa bacia sedimentar localizada na região centro-leste da América Sul. Possui reservas significativas de carvão mineral.
04 - Bacia Sedimentar do Espírito Santo – localizada entre o litoral norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. Possui significativas reservas petrolíferas.
05 - Bacia Sedimentar de Campos – entre a costa norte do litoral do Rio de Janeiro e a costa sul do Espírito Santo. É a maior bacia produtora de petróleo do Brasil (cerca de 75%).
06 - Bacia Sedimentar de Santos – situada na plataforma continental (do litoral de Santa Catarina até o litoral do Rio de Janeiro). Possuem também importantes reservas de petróleo, exploradas atualmente.