DIT, DST e DTT em Geografia

DIT, DST e DTT em Geografia

DIT, DST e DTT em Geografia

Este post diferente dos outros será muito mais objetivo do que os anteriores. A proposta dele é somente sanar duvidas que podem ter ficado em relação as divisões como a DIT que já foi citada em um post anterior e apresentar novos conceitos. O que será discutido então serão quais são e o que são:

Divisão Internacional do Trabalho (DIT): 
“Esta DIT é a que ajuda a explicar as paisagens antrópicas, o espaço geográfico criado nos espaços derivados, ou seja, nos países subdesenvolvidos. A função, no caso brasileiro, de fornecer produtos agrícolas ou minerais e de consumir escravos africanos, criou em nossa paisagem o latifúndio, a monocultora, a senzala. A finalidade de exportar fez com que a explotação metropolitana ficasse restrita às faixas litorâneas, até a descoberta do ouro. No entanto, a viabilização da empreitada colonial implicou em conflitos entre os nativos acuados, os negros desterrados e os europeus invasores.” (CAMPOS, 2011, p. 29)

A partir deste trecho de Rui Ribeiro de Campos, é possível compreender melhor a DIT, alem de nos apresentar um exemplo voltado ao território brasileiro. Mostrando que esta divisão consiste na relação entre os colonizados(colônia) e colonizadores(metrópole) de aprovisionamento, relação que significa, o que se produzia na colônia era somente voltado a exportação daquele produto que era produzido ou extraído do território colonial, sem objetivos que a mercadoria permanecesse no território que era produzida.

Divisão Social do Trabalho (DST)
Esta divisão tem como base para que aconteça, a existência de uma sociedade onde haja pessoas que se especializem em uma determinada área para que se produza determinada mercadoria ou realize tal função predestinada, como por exemplo os artesões no período da Idade média que faziam bolsas, os ferreiros que faziam espadas e etc. Deve-se constituir uma unidade de produção de determinada mercadoria e que também tenha uma capacitação do operário para realizar sua função e ao fim se possa comercializar o que for produzido.

Tem-se isto presente nas aldeias, mas através de uma divisão por meio do sexo e da idade, como por exemplo as mulheres que fazem os vasos de barro e os homens as lanças, arco e flecha.

Divisão Territorial do Trabalho (DTT)
A DTT funciona da seguinte forma, um território tem como objetivo produzir “coisas”, seja esse território, país, reino, estado, província, região ou cidade e que as produções sejam voltadas as necessidades deste determinado espaço geográfico, contribuindo para o desenvolvimento local.

Fontes
CAMPOS, Rui Ribeiro de, Breve Histórico do Pensamento Geográfico Brasileiro Nos Séculos XIX e XX. Jundiaí: Paco Editorial. 2011.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem