Teresina | História e Geografia de Teresina a Capital do Piauí
Teresina é a capital, principal e mais populosa cidade do estado do Piauí. Estando localizada no centro-norte do Piauí, a 366 km da costa, é a única capital no Nordeste brasileiro que não está localizada nas margens do Oceano Atlântico. Com cerca de 860.400 habitantes, Teresina é a 19ª maior cidade do Brasil e a 15ª maior capital do país. Juntamente com Timon no estado vizinho do Maranhão, forma uma aglomeração com uma população de cerca de 960.100 habitantes; Toda a região metropolitana de Teresina tem mais de 1.200.900 habitantes. A única barreira natural que separa Teresina de Timon é o rio Parnaíba, um dos maiores do Nordeste. Teresina é a capital com a segunda melhor qualidade de vida no Norte-Nordeste de acordo com FIRJAN. Segundo o IPEA, é a terceira capital mais segura do Brasil (somente depois de Natal e Palmas).
Seu lema é a frase latina "Omnia em Charitatis", o que significa, "Tudo para a caridade". A cidade é o local de nascimento de, entre outros, Torquato Neto, que pertencia ao movimento Tropicalismo.
Sua Catedral Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, dedicada a Nossa Senhora das Dores, é a visão arquiepiscopal da Arquidiocese Católica Romana de Teresina.
História de Teresina
Teresina foi fundada em 16 de agosto de 1852 sob o nome de Vila Nova do Poty (porque sua origem está ligada ao rio Poti) como a capital do estado do Piauí. Foi a primeira cidade planejada no Brasil e a única capital do nordeste localizada fora da costa. Até 1852, Oeiras era a capital da Capitania do Piauí, no entanto, devido às dificuldades em Comunicação e Comércio, a capital foi transferida para uma área ao lado do rio Parnaíba, para as outras cidades e para a costa do mar. A colonização da área onde Teresina está agora localizada remonta ao século 18. O lugar escolhido era uma pequena comunidade de pescadores, em 1760, perto dos rios Poty e Panaíba, que cresceu em uma vila chamada Vila do Poty, mas, devido à inundação das margens do Rio Parnaíba, a cidade teve que ser construída em uma posição mais alta.
No século 19, inicialmente foi chamado Vila Nova do Poty, mas depois a cidade foi renomeada Teresina, em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa do imperador do Brasil, Pedro II.
Teresina é a cidade mais quente do país e a terceira cidade com a maior incidência de raios do mundo. Hoje em dia, a economia de Teresina é baseada em indústrias e comércio internacionais de fabricação.
Principais pontos turísticos de Teresina
- Casa da Cultura de Teresina, exibindo elementos da cultura da cidade e lar de eventos culturais
- Centro Artesanal "Master Dezinho", lar de artesanato feito de vários materiais, principalmente argila, decorados com pinturas;
- Teatro 4 de Setembro, um teatro que realiza shows culturais, peças e outros;
- Mirante da Ponte Estaiada "João Isidoro França"
- Encontro dos Rios, um lugar natural junto ao rio Parnaíba e Poti.
- Parque Zoobotânico ', um zoológico com animais típicos da fauna brasileira e outros países.
- Igreja de São Benedito, a principal igreja católica da cidade
- Museu do Piauí, com inúmeros elementos da história da Teresina e do Piauí em geral, incluindo antiguidades, móveis e documentos.
Geografia de Teresina
Teresina está localizada no lado leste do rio Parnaíba, na fronteira com o estado do Maranhão, a uma altitude de cerca de 72 metros. A cidade fica de frente para a cidade de Timon, atravessando o rio e está situada entre o rio Parnaíba e seu rio tributário Poti. Os dois rios se juntam ao extremo norte da cidade, onde há um parque ambiental com gazebos. Teresina é a maior capital na extensão territorial do nordeste, com 1.755.698 km².
Localizado em uma zona de transição entre o nordeste e a Amazônia (Mid-North), Teresina está cercada por mata dos cocais, savanas e cerradões, onde muitas carnaúba, babaçu, buriti palmas, jatobás, ipês e muitas outras árvores de tamanho médio podem ser visto. Na região também existem restos da Mata Atlântica de Teresina, o que torna a cobertura arbórea da paisagem muito rica e densa.
Clima de Teresina
Teresina tem um clima tropical úmido e seco (classificação climática de Köppen: Aw) com duas estações com características semi-úmidas: a estação chuvosa (que ocorre no verão e outono) ea estação seca (que ocorre no inverno e na primavera).
De janeiro a maio, devido às chuvas, o clima está quente e úmido (provavelmente ocorre quando há neblina pela manhã), enquanto de junho a agosto o clima fica seco com noites relativamente frescas; Em setembro a dezembro, o clima torna-se mais quente e úmido, com o retorno gradual das condições de chuva a partir de outubro. Este Período durante o ano é referido como "Bro" pelos moradores, enquanto os meses mais quentes terminam com -bro em português: setembro, outubro, novembro e dezembro. Uma característica peculiar das chuvas na cidade é a sua velocidade e intensidade, com ventos fortes, grande força de água e raios muito comuns. A precipitação anual é de cerca de 1.400 mm.
Quente a maior parte do ano, Teresina tem uma temperatura média em torno de 27 ° C, com um mínimo de 20 ° C em julho e um máximo de 3 ° C em outubro. O menor já registrado em Teresina foi de 12 ° C em junho, enquanto na temporada mais quente, o registro excede 40 ° C (outubro). Estas flutuações são atenuadas pela contribuição dos ventos. A qualidade do ar é considerada boa em Teresina, exceto no período mais seco, quando a umidade relativa cai, e há ocorrências de incêndios.
Saúde em Teresina
Em Teresina existem cerca de 634 instituições de saúde, oito hospitais, 181 clínicas e 170 clínicas, empregando cerca de 15 mil pessoas. Além disso, há um número significativo de pequenas "pensões" que acolhem pessoas do interior do Piauí e estados vizinhos em busca de serviços de saúde em Teresina.
Educação em Teresina
O português é a língua nacional oficial e, portanto, o idioma primário ensinado nas escolas. Mas o inglês e o espanhol fazem parte do currículo oficial do ensino médio.
Universidades em Teresina
- Universidade Federal do Piauí (UFPI);
- Universidade Estadual do Piauí (Uespi);
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).
- Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (Faculdade Novafapi)
- Faculdade Integral Diferencial (Facid)
- Instituto Camilo Filho (ICF)
- Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT)
- Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina (FAETE)
Economia de Teresina
O Produto Interno Bruto da Teresina representa cerca de 40% do PIB no estado do Piauí. Na indústria, existe a indústria têxtil e de vestuário, que exporta para outras regiões e gera cerca de dez mil empregos. Existem também fabricantes de bicicletas, indústrias de bebidas, produtos farmacêuticos, produtos químicos, móveis e cerâmicas, entre outros. O edifício merece ser um setor de rápido crescimento devido à verticalidade da cidade nos últimos 15 anos.
Transporte em Teresina
Teresina tem um serviço de metrô composto por nove estações diferentes. Há também serviço de ônibus através da cidade. O aeroporto Teresina / Senador Petrônio Portella, inaugurado em 1967, fica a norte da capital, entre os rios Parnaíba e Poty.
Esportes em Teresina
O Estádio do Albertão comporta 60 mil espectadores, casas de futebol, atletismo e outros jogos. Um estádio menor (6.000 lugares) é o Estádio Lindolfo Monteiro, inaugurado em 1944. Foi restaurado em 2008.
Equipes de futebol de Teresina incluem Flamengo-PI, River-PI, Tiradentes e Piauí-PI. As equipes de rugby incluem Teresina Rugby Club, Lions Rugby Club, Rugby Titans Clash.