Seattle | Washington | Estados Unidos da América
Seattle é a cidade mais populosa do estado norte-americano de Washington e do noroeste dos Estados Unidos da América. A abrangência da área metropolitana de Seattle-Tacoma-Bellevue é a 15ª maior dos Estados Unidos e a maior do noroeste do Pacífico. Seattle faz parte da 13ª maior área estatística combinada (CSA) dos EUA. Uma cidade litorânea e importante porto marítimo, está localizada na parte ocidental do estado, entre o Puget Sound, braço do Oceano Pacífico, e o Lago Washington, a cerca de 154 quilômetros ao sul da fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. Um importante centro econômico, cultural e educacional da região, Seattle é a sede do Condado de King.
A área de Seattle foi habitada por pelo menos 4.000 anos, mas a colonização européia começou apenas em meados do século XIX. Os primeiros colonos brancos permanentes - Arthur A. Denny e aqueles posteriormente conhecidos como Denny Party - chegaram em 13 de novembro de 1851. Os primeiros assentamentos na área foram chamados de "New York-Alki" ("Alki" que significa "por e por" no jargão Chinook local) e "Duwamps". Em 1853, Doc Maynard sugeriu que o assentamento principal fosse rebatizado como "Seattle", uma versão anglicizada do nome de Sealth, o chefe das duas tribos locais.
Até a estimativa do Censo de 2017, a cidade tem uma população municipal de 610.210 habitantes e uma população da área metropolitana de 3.368.487 habitantes.
De 1869 até 1982, Seattle era conhecida como a "Cidade da Rainha". O apelido oficial atual de Seattle é a "Cidade Esmeralda", resultado de um concurso realizado no início dos anos 80; a referência é para as árvores perenes exuberantes na área circundante. Seattle também é referido informalmente como "Gateway to Alaska", "Rain City" e "Jet City", este último da influência local da Boeing. Os moradores de Seattle são conhecidos como Seattleites.
Seattle é o berço da música grunge e tem uma reputação de consumo pesado de café; empresas de café fundadas ou sediadas em Seattle incluem a Starbucks, a Seattle's Best Coffee e a Tully's. Há também muitos torradores de café expresso e cafés artesanais independentes de sucesso. Pesquisadores da Central Connecticut State University classificaram Seattle como a cidade mais letrada das 69 maiores cidades americanas em 2005 e 2006, a segunda mais letrada em 2017 (depois de Minneapolis), e empatou com Minneapolis em 2008. Além disso, análises conduzidas pelo Censo dos Estados Unidos Os dados da pesquisa de 2003 indicaram que Seattle era a cidade mais educada dos EUA, com 51,6% dos residentes com 25 anos ou mais tendo pelo menos bacharelados. Com base na renda per capita, em 2006, a área metropolitana de Seattle ocupou a 17ª posição das 363 áreas metropolitanas em um estudo do Census Bureau.
www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br