Atalaia do Norte | Cidade do Estado do Amazonas
O município é proveniente de uma cabana à beira do Rio Itacoai, e surgiu a partir de 1890, quando um pequeno povoado recebe o nome de Remate de Males. Em 1943 é fundado no seringal Cametá, o povoado de Atalaia do Norte. No dia 19 de dezembro do ano de 1955, o antigo povoado de Atalaia do Norte, através da Lei Estadual nº 96, desmembrando-se do Município de Benjamin Constant, passa a constituir um município autônomo. Em 04.06.1968, através da Lei federal nº 5.449, o Município de Atalaia do Norte é considerado Área de Segurança Nacional.
Localização
Localizada na mesorregião do Alto Solimões, com uma distância da capital do Estado de 1.138 km em linha reta e 1.638 via fluvial.
Área Territorial: 76.687,10 Km2
Clima
Tropical chuvoso e úmido com temperatura: máxima 35º, mínima 23º e média de 27º C.
Altitude: 90 m acima do nível do mar
Limites
Limita-se com os Municípios de Benjamin Constant, Ipixuna, com o estado do Acre e com a República do peru.
População: São 12.000 habitantes, com 5.200 na zona urbana e 6.800 na zona rural.
Aspectos Econômicos
A produção agropecuária, baseia-se principalmente no cultivo de mandioca, laranja, caju, arroz, feijão, limão e cana-de-açúcar. Além da farta extração de madeira e borracha.
Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM) mantém na sede do município uma Unidade Mista (tipo IV), destinada a prestar atendimento de pronto-socorro, maternidade, atendimento cirúrgico, odontológico e hospitalar para a população local e da periferia.
Educação
A Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) mantém no município cinco escolas, ministrando ensino médio e fundamental: Escola Estadual Carmozina Baima de Almeida Rua Costa e Silva s/n° - Centro
Escola Estadual Pio Veiga Av. Pedro Teixeira n°174 - Centro
Escola Estadual Tereza Lemos de O. Santos Estrada Pedro Teixeira n° 53 - Centro
Escola Estadual Marechal Castelo Branco Palmeiras do Javari, 1° Pelotão Especial de Fronteira - Zona Rural
Escola Estadual Tenente Rufino 4° Pelotão de Fronteira Estirão do Equador
Segurança
A polícia militar mantém uma delegacia na sede do município, com um Sargento e dois soldados.
Comunicação
Os serviços de telefonia no Município estão a cargo da TELEMAR, que mantém uma agência operando com os serviços de DDD. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ECT, mantém uma agência para receptação e distribuição de correspondências, bem como os serviços postais necessários à população.
Eventos Culturais
Festa do Padroeiro, São Sebastião, realizada em 20 de janeiro;
Festival Folclórico, no mês de junho.