Assis Brasil | Cidade do Estado do Acre
Assis Brasil - Assis Brasil marca o ponto de encontro dos três Países Peru, Brasil e Bolívia. A pequena cidade fronteiriça está rodeada por áreas de floresta primária. O extenso território municipal inclui Terras Indígenas e unidades de conservação ambiental.
História do Município de Assis Brasil
Assis Brasil nasceu no antigo seringal Paraguaçu, explorado em 1908 pelos irmãos Freire do Maranhão. Em 1958 foi nomeada Vila de Assis Brasil, homenageando a Francisco de Assis Brasil, secretário do ministro de relações exteriores Barão de Rio Branco. Em 14 de maio de 1976 virou município de Assis Brasil, independente de Brasileia.
Localização de Assis Brasil
A cidade situa-se a 345 km ao oeste da capital do Estado, na fronteira com Peru, à margem esquerda do Rio Acre. As suas coordenadas geográficas são 10º 56' 29" de latitude sul e 69º 34' 01" de longitude a oeste de Greenwich.
Limites Territoriais de Assis Brasil
Assis Brasil faz fronteira com o município de Brasileia ao leste. Ao sul têm fronteiras internacionais com o Peru e a Bolívia; ao oeste só com o Peru. Ao norte o separa o Rio Iaco do território municipal de Sena Madureira.
Alguns Números de Assis Brasil
A população de Assis Brasil atingiu NO ano 200 5.520 habitantes. A distribuição estimou-se em 44,7 % na zona urbana e 55,3 % na zona rural em 2002.
O município possui uma área de 331.733 hectares, equivalendo a 31,4 % da regional do Alto Acre e 3,3 % da área do Estado.
O município de Assis Brasil é o único na regional do Alto Acre que concentra populações indígenas. Aproximadamente 280 índios Jaminawá e 480 Manchineri vivem em Terras Indígenas, chamadas Cabeceira do Rio Acre com 785,13 km2 pertencente aos Jaminawá e Mamoadate com 3.136,47 km2 pertencente aos Manchineri.
Recursos Hídricos de Assis Brasil
Na parte sul do território municipal se estende a bacia do Alto Rio Acre com a sua cabeceira. O norte do território municipal esta ocupado pela margem sul do Rio Iaco. Os mananciais Igarapé São Pedro e o Igarapé Grande são utilizados pelo abastecimento da população urbana.
Durante o período de chuvas nos meses de novembro a março, chamado ?inverno amazônico?, é possível navegar pelo Rio Acre em pequenas embarcações até a cidade, a Estação Ecológica do Alto Rio Acre (Unidade de Conservação da União) e AS Terras Indígenas.
No município de Assis Brasil, parte das ações humanas ocorre nas margens dos rios e igarapés, causando erosão e assoreamento em consequência da remoção da mata ciliar.
Vegetação de Assis Brasil
AS associações vegetais mais frequentes na regional são Floresta Ombrófila Aberta com Palmeiras e Floresta Ombrófila Densa. Em áreas aluviais encontra-se seringueira, mais representada nos municípios de Xapuri e Epitaciolândia.
Potenciais Econômicos de Assis Brasil
O extrativismo é uma atividade tradicional em todos os municípios do Alto Acre. O povoamento foi iniciado com o extrativismo da borracha e a história está ligada a esta atividade econômica. Atualmente ela se encontra em declínio, embora sendo ainda fonte de renda para 25% da população rural dos municípios da regional.
Hoje se pratica o agroextrativismo, onde os agricultores familiares simultaneamente extraem Castanha-da-Amazônia, látex, óleos vegetais, resinas, cipós e frutas silvestres. Existem atividades de criação de bovinos, pequenos animais, comércio em geral e recentemente projetos turísticos.
Os principais atrativos turísticos do município são o balneário Quincas NO Igarapé São Pedro; o circuito trinacional que conecta Inãpari NO Peru pela Ponte da Integração com Assis Brasil e San Pedro de Bolpebra na Bolívia; e finalmente a Cachoeira dos Ingleses, a três horas de barco pelo Rio Acre.
Calendário de eventos de Assis Brasil
AS datas mais significativas em Assis Brasil são 14 de maio, aniversário do município, e 31 de maio, festa da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante os meses de Julho e Agosto o município realiza o seu tradicional Festival de Praia, que conta com várias atrações regionais, e em Agosto a Festa Folclórica.