Anori | Cidade do Estado do Amazonas
O município foi criado pela Lei Estadual nº. 117, de 29.12.1956, seus primeiros limites foram fixados através da Lei Estadual no.1.112 de 31. 12.1970. Fazia parte de seu território, o distrito de Anamã, que em 10.12.1981, pela Emenda constitucional nº. 12, desmembrou-se para integrar o município de igual nome.
Aspectos Físicos e Geográficos de Anori
Possui uma área territorial de 6.274,50 Km2. Anori é situado na mesorregião nº. 3, microrregião nº. 006, e código municipal 010. Dista da Capital do Estado 200 Km em linha reta e 226Km por via fluvial.Tem clima tropical chuvoso e úmido, com temperatura máxima de 34,8ºC e mínima. 22ºC, com média de 27,8ºC.
Faz limites com Coari, Tapauá, Codajás, Anamã e Beruri. Em relação a economia, as atividades agrícolas são usadas como opção de ocupação de mão-de-obra e os principais produtos cultivados são: malva, abacaxi, feijão, arroz, laranja, repolho, mandioca e juta, além da extração de madeira, borracha e goma não elástica. A pecuária ainda é pequena, apenas para consumo próprio.
Eventos Culturais de Anori
As principais comemorações de Anori são a Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, em 08 de dezembro; e a Festa da Laranja, em maio.
A Festa da Laranja representa um momento de excelência para a cultura local, pois abre canais para a agroindústria e o turismo, bem como para as manifestações artísticas locais. A Festa da Laranja tem sua origem na tradição e na cultura dos mais antigos habitantes de Anori, que à época já realizavam-na de forma original e diferente.
Durante o mês de maio, principalmente aos sábados e domingos, os jovens se reuniam debaixo dos laranjais para saborear o peixe assado na brasa do muruxi, acompanhado de farinha de mandioca torrada. Na hora de chupar laranja, era preciso deixá-la no bagaço para depois divertir-se a valer com a "Guerra de Bagaço". A retirada da maior fita da casca de laranja também era premiada, assim como o capote rapidez, que é a pessoa mais rápida no descasque da laranja.