Santa Cruz del Quiché | Cidade da Guatemala

Santa Cruz del Quiché | Cidade da Guatemala

Santa Cruz del Quiché é uma cidade da Guatemala. Serve como a capital do departamento de El Quiché e a sede municipal do município de Santa Cruz del Quiché. A cidade está localizada a 15.03 ° N 91.15 ° W, a uma altitude de 2.021 m (6.631 pés) acima do nível do mar. A população urbana era de cerca de 23.000 pessoas em 2017. Tem um aeroporto.
Santa Cruz del Quiché foi fundada por Pedro de Alvarado, um companheiro e segundo em comando do conquistador Hernán Cortés, depois que ele incendiou a capital Maya de Q'umarkaj (ou Utatlán, na língua nahuatl). Os edifícios mais antigos, incluindo uma grande catedral e torre do relógio na praça central, foram construídos a partir das pedras das ruínas de Q'umarkaj pelos dominicanos. Alguns acham provável que tenha sido em Santa Cruz onde um grupo de nobres anônimos de K'iche da classe Nim Ch'okoj transcreveu o Popol Vuh, o texto sagrado dos maias.

Em Santa Cruz, os antigos governantes de Q'umarkaj foram reduzidos ao status de camponês.

Em sua segunda visita à Guatemala, em 1537, Frei Bartolomeu de las Casas, OP quis empregar seu novo método de conversão baseado em dois princípios: 1) pregar o Evangelho a todos os homens e tratá-los como iguais, e 2) afirmar essa conversão deve ser voluntária e baseada no conhecimento e compreensão da fé. Era importante para Las Casas que este método fosse testado sem interferência de colonos seculares, por isso ele escolheu um território no coração da Guatemala onde não havia colônias anteriores e onde os nativos eram considerados ferozes e guerreiros. Devido ao fato de que a terra não tinha sido possível conquistar por meios militares, o governador da Guatemala, Alonso de Maldonado, concordou em assinar um contrato prometendo que se o empreendimento fosse bem sucedido ele não estabeleceria nenhuma nova encomiendas na área. O grupo de frades de Las Casas estabeleceu uma presença dominicana em Rabinal, Sacapulas e Cobán, chegando até Chahal. Através dos esforços dos missionários de Las Casas, a chamada "Terra da Guerra" passou a ser chamada de "Verapaz", "Verdadeira Paz". A estratégia de Las Casas era ensinar canções cristãs para os cristãos indianos comerciantes que então se aventuravam na área. Desta forma, conseguiu converter vários chefes nativos, entre eles os de Atitlán e Chichicastenango, e de construir várias igrejas no território chamado Alta Verapaz. Estes reuniram um grupo de cristãos indianos na localização do que hoje é a cidade de Rabinal.  Em 1538, Las Casas foi chamado de sua missão pelo bispo Francisco Marroquin, que queria que ele fosse para o México e depois para a Espanha, a fim de buscar mais dominicanos para ajudar na missão.

Santa Cruz del Quiché | Guatemala

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem