Rio São Francisco

Rio São Francisco

Rio São Francisco

O Rio São Francisco é um rio no Brasil. Com um comprimento de 2.914 quilômetros (1,811 mi), é o rio mais longo que funciona inteiramente no território brasileiro e o quarto mais longo da América do Sul e, em geral, no Brasil (após a Amazônia, o Paraná e a Madeira). Já era conhecido como o Opara pelos indígenas antes da colonização, e hoje também é conhecido como Velho Chico.
O Rio São Francisco é originário da cordilheira de Canastra, no centro-oeste do estado de Minas Gerais. Ele corre geralmente no norte, nos estados de Minas Gerais e Bahia, atrás da faixa costeira, drenando uma área de mais de 630 mil quilômetros quadrados (240,000 milhas quadradas), antes de virar para o leste para formar a fronteira entre a Bahia na margem direita e os estados de Pernambuco e Alagoas no lado esquerdo. Depois disso, forma a fronteira entre os estados de Alagoas e Sergipe e as lavagens no Oceano Atlântico. Além dos cinco estados que o São Francisco atravessa ou limita diretamente, sua bacia de drenagem também inclui afluentes do estado de Goiás e do Distrito Federal.

Rio São Francisco

É um rio importante para o Brasil, chamado "rio da integração nacional", pois une diversos climas e regiões do país, em particular o Sudeste com o Nordeste. É navegável entre as cidades de Pirapora (Minas Gerais) e Juazeiro (Bahia), bem como entre Piranhas (Alagoas) e a boca no oceano, mas a navegação tradicional de passageiros quase desapareceu nos últimos anos devido a mudanças no rio fluxo.
Postagem Anterior Próxima Postagem