Taguatinga | Região Administrativa Do Distrito Federal
Taguatinga é uma região administrativa no Distrito Federal, no Brasil.
Por volta de 1749, perto do Córrego Cortado, apareceu um pequeno assentamento, formado por pioneiros e caçadores que procuraram estabelecer alocações na Capitania de Goiás, este foi o primeiro pouso do homem branco na terra da futura cidade de Taguatinga anteriormente ocupada por ramo linguístico macro-Ge indígena, como acroás, xacriabás, xavantes, kayapos, javaés, etc. No entanto, alguns desses aventureiros ficaram entusiasmados com a possibilidade de ouro e diamantes, perto do Corte. Nas margens do mesmo fluxo foi instalada a fazenda Taguatinga, de propriedade de Gabriel da Cruz Miranda. Em 1781, a fazenda Taguatinga foi vendida para Antonio Couto de Abreu, filho do Bandeirante e Urban Couto e Menezes.
A consolidação da cidade ocorreu muito mais tarde, quase dois séculos após este período, gerada principalmente por grandes populações atraídas pela construção de Brasília.
Com a transferência da capital do Brasil para o país, muitos trabalhadores se mudaram de todas as regiões para construir a nova capital, no entanto, decidiram fazer sua casa também. Mas como foram pobres, invadiram terras e cabanas construídas, revelando um país estabelecendo seu rápido desenvolvimento na realidade da pobreza em que viviam sua população.
Para conter as constantes invasões em terras perto da capital, a cidade Taguatinga foi criada em 5 de junho de 1958, em terras que anteriormente pertenciam à Fazenda Taguatinga. Inicialmente, a cidade era chamada "Villa Sarah Kubitschek", mas então seu nome foi mudado para "Santa Cruz de Taguatinga", deixando apenas "Taguatinga". Muitas vezes é chamado pelos moradores simplesmente de "Taguá".
Alguns meses depois, os primeiros moradores se mudaram para Taguatinga, já trabalharam em escolas locais; hospitais; lojas, etc. Foi o início do assentamento, depois a primeira cidade satélite de Brasília.
Taguatinga desenvolveu-se especialmente em função do comércio e do emprego que sua população obteve em Brasília. Tornou-se um importante centro comercial no Distrito Federal e pólo de atração para a população de cidades próximas, abrigando grandes centros comerciais. Taguatinga hoje é uma das regiões mais ricas do Distrito Federal, sendo hoje considerada a capital econômica do Distrito Federal.
Algumas cidades que faziam parte da região administrativa de Taguatinga são: Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e Vicente Pires.
O santo padroeiro é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que a celebração litúrgica acontece em 27 de junho.