Chapecó, "Capital da Agroindústria"| Santa Catarina
Chapecó é a maior cidade da região oeste do estado de Santa Catarina, localizada a 630 km de Florianópolis, a capital do estado. A partir de 2017, Chapecó tem uma população de cerca de 210.500 habitantes, conhecidos como chapecoense.
O próprio município de Chapecó tem uma população de mais de 210 mil habitantes e sua área metropolitana, aproximadamente 400 mil. É a cidade na região centro-oeste de Santa Catarina, onde existem cerca de duzentos municípios, somando mais de 2 milhões de habitantes.
Até o século XIX, a área em torno da terra de Chapecó estava sob controle indígena (principalmente Kaingang) e espanhóis, sujeita a problemas de fronteira e conflitos armados. O controle brasileiro foi, de fato, estabelecido como uma colônia militar estabelecida em 1882. Seu status oficial como município foi oficializado pelo decreto do governo estadual após a Guerra Contestado em 25 de agosto de 1917. Sua área foi então dada a uma empresa privada de colonização que começou a vender terras para emigrantes provenientes principalmente do estado vizinho do Rio Grande do Sul. A maioria de seus habitantes é descendente de imigrantes italianos, alemães e poloneses.