Moscou | Capital da Rússia
Moscou é a capital e a maior cidade da Rússia, e a maior cidade da Europa, com sua lista de áreas metropolitanas ranking entre as maiores áreas urbanas do mundo. Moscou é o centro político, econômico, religioso, financeiro, educacional e de transporte do país. Está localizada as margens do rio Moskva, no Distrito Federal Central, na parte europeia da Rússia. Historicamente, era a capital da antiga União Soviética e o Grão-Ducado de Moscou, o estado pré-imperial da Rússia. É o local do Kremlin de Moscou, que serve como residência cerimonial do presidente da Rússia. Moscou é um importante centro econômico e é a capital bilionária do mundo, que abriga o maior número de bilionários do mundo; em 2007, Moscou foi nomeada a cidade mais cara do mundo pelo segundo ano consecutivo. É a sede de muitas instituições científicas e educacionais, bem como inúmeras instalações esportivas. Possui um sistema de transporte complexo que inclui o sistema de metrô mais movimentado do mundo, que é famoso por sua arquitetura e arte.
Moscou está situada nas margens do rio Moskva, que flui por pouco mais de 500 km através da planície da Europa Oriental no centro da Rússia. Existem 49 pontes em todo o rio Moskva e seus canais dentro dos limites da cidade.
O sistema rodoviário de Moscou é centrado em torno do coração da cidade. De lá, as estradas em geral irradiam para se cruzar com uma sequência de estradas circulares ou "anéis" focados no Kremlin.
O primeiro e mais importante anel é o Bulvarnoye Koltso (Boulevard Ring), foi construído na antiga localização da muralha do século XVI ao redor que costumava ser chamada Bely Gorod (Cidade Branca). O Bulvarnoye Koltso tecnicamente não é um anel; não forma um círculo completo, mas sim um arco de ferradura que vai da Catedral do Cristo Salvador ao rio Yauza. Além disso, o Boulevard Ring muda os nomes das ruas várias vezes ao longo da cidade.