Geelong | Cidade da Austrália

Geelong | Cidade da Austrália


Geelong é uma cidade portuária localizada na baía de Corio e no rio Barwon, no estado de Victoria, na Austrália, a sudoeste da capital do estado, em Melbourne. É a segunda cidade mais populosa de Victoria e a quinta cidade não-capitalista mais populosa da Austrália. A área urbana corre das planícies de Lara no norte até as colinas de Wavern Ponds ao sul, com a baía a leste e as colinas a oeste, uma área com uma população estimada de 160.891 pessoas.

Geelong foi nomeado em 1827 pelo governador Richard Burke, com o nome derivado do nome local de Wathaurong para a região, Jillong, que significa "terra" ou "penhasco". A área foi pesquisada pela primeira vez em 1838, três semanas depois de Melbourne, e o Correio estava aberto em junho de 1840 (o segundo a ser aberto no distrito de Port Phillip).

A primeira lixeira foi erguida nesse período e tornou-se o porto da indústria de lã do Distrito Ocidental. Durante a corrida do ouro, a Geelong experimentou um breve boom como o principal porto para os ricos goldfields do distrito de Ballarat. A cidade, então, se diversificou para a fabricação e, durante a década de 1860, tornou-se um dos maiores centros de fabricação da Austrália com seus moinhos de lã, ropeworks e fábricas de papel.

Foi proclamada uma cidade em 1910, com crescimento industrial desta época até a década de 1960 estabelecendo a cidade como um centro de manufatura para o estado. O aumento da população na última década foi devido ao crescimento nas indústrias de serviços, já que o setor industrial declinou. O redesenho do centro da cidade ocorreu desde a década de 1990, bem como a gentrificação dos subúrbios internos e atualmente tem uma taxa de crescimento populacional superior à média nacional.

É conhecido por ser o fabricante de automóveis Ford Austrália e também o Geelong Football Club, conhecido como The Cats.


Geelong | Austrália
Geelong | AustráliaGeelong | Austrália
 www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem