Água Doce, Geografia e História de Água Doce | Santa Catarina
Dados do Município
Municípios limítrofes: Passos Maia, Ponte Serrada, Vargem Bonita, Catanduvas, Joaçaba, Luzerna, Ibicaré, Treze Tilias, Salto Veloso, Macieira e Caçador
Área: 1.313,02 km²
População: 7.132 hab. est. IBGE
Altitude: 847 m
Região Turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Meio Oeste Catarinense
Aniversário: 25/07
Água Doce está localizada na região meio oeste do Estado de Santa Catarina, distando cerca de 500 quilômetros da capital Florianópolis. Com uma área de 1313km² o município é hoje o 6º maior no que se refere à extensão territorial. Possui uma população de 7.132 habitantes (IBGE) miscigenada pelas etnias italiana, alemã e portuguesa.
As marcas oriundas destas culturas sobrevivem até hoje e são notórias no semblante, costumes e linguagem do seu povo. A economia do município é baseada na agropecuária, onde se destaca o cultivo das culturas de milho, soja, feijão, batata, maçã e frutas de caroço, bem como, a produção de bovinos, ovinos, aves e suínos.
O nome Água Doce teve origem em um pequeno incidente, quando os moradores da vila ora denominada Encruzilhada, dirigiam-se em tropas para o município gaúcho de Marcelino Ramos em busca de mantimentos. No retorno de uma destas viagens, a mula do tropeiro João Líbia - que estava carregada de açúcar - caiu no rio e perdeu toda a sua carga, gerando a denominação do rio e do município como Água Doce.
O município é hoje reconhecido como a Capital Catarinense da Energia Eólica, por abrigar o maior conjunto eólico do Estado de Santa Catarina, composto por 109 aerogeradores. Localizado na região dos campos de altitude, os oito parques - Horizonte, Água Doce, Amparo, Aquibatã, Campo Belo, Cascata, Cruz Alta e Salto - produzem energia suficiente para abastecer um contingente de aproximadamente 500 mil habitantes.
Saiba mais sobre Água Doce visitando a nossa página no Facebook: "Turismo - Água Doce, Santa Catarina, Brasil".
Economia de Água Doce
Toda energia consumida pelos seus habitantes vem de aerogeradores instalados no município. A exuberância dos recursos naturais assegura grande variedade de flora e fauna em Água Doce. Para os adeptos do rapel, a cachoeira do Rio Cadeado apresenta excelentes condições para sua prática. Outro ponto turístico é o Monumento da Imbuia, o tronco de uma árvore de mais de 100 anos que representa a riqueza natural do lugar, que já teve na extração da madeira uma importante fonte de renda.
Atualmente, a economia é voltada para a agropecuária. Também desperta curiosidade a vertente de água no distrito de Herciliópolis. Segundo a crença popular, a água tem poderes curativos desde a passagem do Monge João Maria pelo local.
Água Doce possui hotel, camping e pousada rural para atender os mais diferentes estilos de turistas. É sede do CEDUP - Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva (Colégio Agrícola), que oferece ensino médio com técnico em agropecuária e outros cursos. O local é aberto para visitas e oferece ao turista a oportunidade de conhecer bem todo o setor agropecuário.
Atrativos Turísticos de Água Doce
Camping Maria Isabel
O Camping Maria Isabel localiza-se próximo a BR153, na Comunidade de Três Pinheiros e oferece aos visitantes diversas opções de entretenimento, como trilhas em meio a mata nativa, pesca e banho no Rio Roseira. O camping é dotado de infraestrutura como banheiros, chuveiros, mesas e churrasquiras cobertas, luz elétrica e água encanada.
Capela de Nossa Senhora Aparecida
Símbolo de fé e devoção, a Capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Distrito de Herciliópolis, é reconhecida também por abrigar a representação de um importante ícone da história regional. Em 1850, o monge eremita João Maria d' Agostini - personagem de grande relevância no conflito do Contestado - passou pela comunidade, abençoando a fonte de água hoje situada na parte interna da capela. De acordo com os moradores locais, a fonte nunca secou, suscitando a crença no poder dessa água na realização de milagres, entre esses, a cura de doenças.
CEDUP (Colégio Agrícola)
O Centro de Educação Profissional Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva é um dos polos educacionais da região oeste catarinnese oferecendo cursos como Técnico em Agropecuária. Sua sede tem uma ampla estrutura e oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer o setor agropecuário como um todo em um único lugar. Bosques e lagos contrastam com os animais e as culturas cultivadas.
Fazenda Nossa Senhora do Belém
A Fazenda Nossa Senhora do Belém tem como principal atrativo a área de camping dotada de infraestrutura básica (sanitários, água encanada e energia elétrica). Telefone: (46) 3262.5543 - Rodovia BR-153 - Comunidade de Três Pinheiros
Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, foi construída por moradores locais e inaugurada em 16 de agosto de 1956 pelo Bispo Dom Daniel Hostin. Apresenta traços semigóticos e linhas da arquitetura moderna, sendo que no seu interior podem-se observar a Via Sacra e as imagens dos santos trabalhadas em gesso, como os Padroeiros Nossa Senhora da Paz e São Roque, além dos belíssimos vitrais.
Mirante do Morro São José
O Mirante do Morro São José está localizado no bairro de mesmo nome, a uma altitude de 1199 metros acima do nível do mar. Teve sua origem quando um grupo de moradores da cidade de nomes "José", resolveram criar o monumento. Construído em 1998, serve hoje como destino de procissões e pagamento de promessas. Além disso, oferece uma vista privilegiada de toda a cidade e seu entorno.
Monumento ao Tropeiro
No ano de 1943, a localidade de Encruzilhada tornou-se Distrito com o nome de Água Doce. A denominação escolhida teve origem de um episódio inusitado: Os moradores da vila costumavam dirigir-se em comitivas à cidade gaúcha de Marcelino Ramos para a compra de mantimentos. No retorno de uma dessas viagens, a mula do tropeiro João Líbia - que estava carregada com açúcar - caiu ao realizar a travessia do rio, perdendo toda a carga. O fato fez com que o local fosse conhecido como “o lugar onde a água é doce”, nomeando posteriormente também o Município. Com o intuito de representar essa passagem de grande importância histórica, a Administração Municipal inaugurou no ano de 2005 o Monumento ao Tropeiro. Construído pelo artista plástico Cristóvão Batista, o mesmo está localizado ao lado da Casa da Cultura Maria Imaculada Brunner Beal, no acesso ao município de Treze Tílias.
Parque Eólico Horizonte e Água Doce
Em meio aos campos de altitude, na divisa com o Estado do Paraná, localizam-se os aerogeradores que fornecem energia para o município paranaense de Palmas e para a região de Água Doce. O conjunto chama a atenção pela paisagem futurista, além de ser um exemplo de sustentabilidade ambiental. A intensidade e a constância do vento, possibilitaram a instalação do maior parque eólico do Estado de Santa Catarina, o que consagrou Água Doce como a Capital Catarinense da Energia Eólica. Além da produção de energia limpa e renovável, os imponentes aerogeradores oferece um visual encantador a quem os visita.
Praça João Macagnan
ocalizada no centro da cidade, a Praça João Macagnan foi construída em 1970 e abriga hoje várias espécies que representam a flora do Município. Nela situa-se o Munomento da Imbuia, árvore nativa da região com mais de 100 anos, além da Locomóvel da marca Lanz Mannhein, fabricada na Alemanha no ano de 1900, a qual era utilizada na Serraria Luchesi para corte de madeira.
Vinícola Villaggio Grando
Localizada nos campos de altitude de Herciliópolis, a Vinícola Villaggio Grando vive uma incessante construção, visando caprichos que vêm estabelecer uma perfeita harmonia entre a natureza e a busca humana pela beleza. Sempre prezando pela máxima qualidade, a Vinícola investe constantemente no controle de produção e melhoramento dos produtos, o que tem resultado na conquista de inúmeros prêmios de renome. A Vinícola Villaggio Grando está aberta para visitação de terça-feira a sábado, das 9h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Telefone: (49) 3563.1188 - Rodovia SC 451, Km 56.