Careiro Castanho | Cidade do Amazonas
A cidade do Careiro Castanho pertence ao Estado do Amazonas, localizada a 102 quilômetros de Manaus, além das belezas naturais, tem como destaque o cultivo do cupuaçu. A agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas do município, que tem uma população estimada em 30 mil habitantes.
Com o objetivo de fomentar o turismo e a economia na região, a cidade sedia anualmente a Agropec - Feira Agropecuária e de Agronegócios, evento que geram movimentação de R$ 4,5 milhões em operações comerciais e onde os produtos locais têm disponíveis linhas especiais de crédito da Afeam (Agência de Fomento do estado do Amazonas) e do Banco da Amazônia. Histórico Careiro castanho foi considerado município em 1955. Na mesma época foi elevado à categoria de cidade.
Localização de Careiro Castanho; Faz divisa com os municípios de Careiro da Várzea, Borba, Autazes e Manaquiri, estando na 7q. sub-região do Rio Negro-Solimões, na zona leste do estado, a 30 metros acima do nível do mar.
Lagos; Entre os atrativos turísticos naturais da região, destaque para os programas de ecoturismo, que convidam a passeios para conhecer os lagos da região. Os mais conhecidos são o Lago Janauacá e o Lago do Juma. Na ilha do Careiro ainda tem o Lago do Rei, onde fica a sede do município, com suas águas mansas e enfeitado por vitórias régias.
Para conhecer como vivem os habitantes, os turistas devem visitar as comunidades caboclas regionais do Paraná Mamori. Outro atrativo ecológico são os passeios fluviais pelo Rio Castanho, onde o Lago do Mamori - grande lago de várzea - é conhecido pela diversidade de seus pássaros e peixes.
O acesso para o local se dá a partir do distrito de Araçá. Os hotéis da região também oferecem programas como a pesca esportiva do tucunaré. O ponto de partida dos passeios ecológicos pode ser o porto de Araçá, onde é possível alugar barcos e lanchas voadeiras.
História; Careiro Castanho foi considerado município em 1955. na mesma época foi elevado á categoria de cidade. Localização O município faz divisa com os o Careiro da Várzea, Borba, Autazes, e Manaquiri, estando na 7a sub-região do Rio Negro-Solimões, na zona leste do estado, a 30 metros acima do nível do mar.
Riquezas naturais; As principais riquezas naturais são a castanha-do-pará e a seringueira, além de peixes como o pirarucu, e animais silvestres como queixadas, veados, caititu e capivaras. Atração Turística O Careiro é uma região rica em belezas naturais. na ilha do Careiro, onde fica a sede do município, encontra-se o Lago do Rei.
Folclore de Careiro Castanho; As festividades que mais se destacam no município são as religiosas, principalmente a que se realiza à Nossa Senhora Santana, no mês de julho.
Acesso; O acesso pode ser por via fluvial ou terrestre. De Manaus, o percurso em barcos regionais leva cerca de 12 horas. Por via terrestre, é preciso fazer travessia de balsa a partir do porto da vila do Careiro da Várzea, seguindo posteriormente pela rodovia BR-319.
Serviço Informações: (92) 3362.1427 - Prefeitura Distância: 102 quilômetros em linha reta a partir de Manaus e 168 quilômetros por via fluvial. Clima: Equatorial, quente e úmido. Temperatura média: 26oC Fonte: Folha do Turismo.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org