Abelardo Luz, Aspectos Geográficos e Socioeconômicos de Abelardo Luz | Santa Catarina

Abelardo Luz, Aspectos Geográficos e Socioeconômicos de Abelardo Luz | Santa Catarina

Abelardo Luz, Aspectos Geográficos e Socioeconômicos de Abelardo Luz | Santa Catarina

Relevo, Solo e Sub-Solo de Abelardo Luz

O Município de Abelardo Luz encontra-se dentro da serra geral, pertencente ao grupo geológico denominado São Bento, constituído basicamente por rochas vulcânicas basálticas, possui relevo forte ondulado com terra roxa estruturada.

Vegetação de Abelardo Luz

Na década de 70 a economia do município baseava-se na exploração extrativista (madeira e erva-mate), que aos poucos foi cedendo espaço para a atividade agropastoril, sendo hoje uma realidade no município.

Clima de Abelardo Luz

O clima  é mesotérmico úmido com verões quentes e invernos frios, sendo sua temperatura média anual de 18,7 graus centígrados.

Pluviometria de Abelardo Luz

A precipitação total anual de Abelardo Luz e região são de aproximadamente 1.930mm, com as seguintes distribuições, 26% no verão, 24% no outono, 24% no inverno e 26% na primavera.

Hidrografia de Abelardo Luz

A bacia hidrográfica do Município é formada por dois rios denominados Chapecó e Chapecozinho.

História de Abelardo Luz

A história do município se confunde com os conflitos e discussões originados pela posse e demarcação das terras da região localizada entre os rios Iguaçu e Uruguai, nos fins do século XVIII. Nessa época, a área era habitada por índios guaranis e caigangues, povos que hoje ainda vivem em alguns pontos da região.

Passagem obrigatória para a colônia de Xanxerê, no início do século XX, o Município de Abelardo Luz era ponto de parada na estrada das Missões, por onde passavam militares e tropeiros. Integrante da antiga Colônia Militar de Chapecó, denominada Chapecó Grande, fazia parte do distrito de Diogo Ribeiro (hoje São Domingos), com o nome de Passo das Flores.

Abelardo Luz, Aspectos Geográficos e Socioeconômicos de Abelardo Luz | Santa Catarina

A família de João de Oliveira foi a primeira que habitou a região, deixando marcas na Fazenda Alegre do Marco, seguidos depois pelas famílias Messias de Souza e de Leocácio dos Santos. No entato povoamento efetivo ocorreu nas últimas cinco décadas com a chegada de migrantes paulistas, paranaenses e gaúchos, de origem principalmente Italiana e Alemã. As famílias vinham atraídas pela grande quantidade de madeira existente na região e também a qualidade do solo para a agricultura e pecuária.

Em 1922, foi elevado a categoria de distrito, com o nome de Abelardo Luz, em homenagem ao filho de Hercílio Pedro da Luz, ''Abelardo Wenceslau da Luz''. Em 21 de junho de 1958, se desmembrou do município de Xanxerê, conquistando a emancipação pela Lei Estadual nº 348/58, tendo a sua instalação oficial em 27 de julho de 1958, com o Prefeito Provisório, Gerônimo Rodrigues.

Economia de Abelardo Luz

Abelardo Luz está localizado no Oeste de Santa Catarina, a 574 km da Capital, Florianópolis. O município de 16.374 mil habitantes e dispõe de belos campos e é o que melhor se adapta a mecanização das lavouras, devido a planície ondulada de suas terras.

Com 955,37 quilômetros quadrados de extensão figura entre os maiores produtores de grãos de Santa Catarina, sendo líder na produção de milho e soja, as duas principais atividade agrícolas. É nesta terra de solo fértil, reconhecida como Capital Nacional da Semente de Soja, que se produz uma das melhores sementes de soja do país, com alto índice de germinação.

Em Abelardo Luz também fica a maior concentração de assentamentos da reforma agrária do Sul do Brasil, onde vivem aproxidamente 1,5 mil famílias assentadas, distribuídas em 23 assentamentos.

O maior rebanho de gado Charolês do Estado de Santa Catarina também esta concentrado no município. Ao longo do ano são realizados várias feiras de gado pelo Núcleo de Criadores Bovinos.

A cidade também se destaca na realização de eventos culturais, como por exemplo, o Festival da Música Popular e Sertaneja (Fempal), considerado um dos melhores do gênero do sul do país. Outro atrativo são os eventos tradicionalistas promovidos pelos CTGs Poncho Verde, Querência Farroupilha e Lenço Branco.

Outro orgulho dos habitantes do municipio é de ser a terra natal do ex-jogador da Seleção Brasileira, do Internacional e da Roma, Paulo Roberto Falcão.

Postagem Anterior Próxima Postagem